Aconteceu na tarde de domingo (1), a abertura da 45ª Expofeira, evento voltado para o agronegócio baiano. O evento não ocorreu nos anos anteriores por conta da pandemia da Covid 19 e em 2022 e 23 por problemas de orçamento público.
Saiba mais: Semob reforça transporte público para a Expofeira 2024
Expofeira 2024 terá shows, cursos e leilões; Confira a programação completa
Ao Conectado News, o secretário de Agricultura do Município, Alexandre Monteiro, disse estar muito feliz com o grande público presente no local e que tem boas expectativas para a economia no que se refere a geração de emprego e renda movimentação do comércio local.
"Novo Parque de Exposições João Martins da Silva completamente reformado, uma situação completamente diferente do passado, momento de muita alegria, de receber aqui as famílias de Feira de Santana, criadores, expositores, mas principalmente as famílias que ansiavam pela volta da Expofeira.
Investimentos
"Cerca de R$ 8 milhões de reais foram investidos e serão ainda após o processo, por conta de detalhes que ainda serão finalizados depois da Expofeira, mas o importante é que recebemos aqui a população de Feira de Santana em altíssimo nível, nos prestigiando, não tivemos nem estacionamento para quantidade imensa de pessoas que estão aqui hoje".
Organização do evento através de empresa terceirizada
"Fizemos um processo licitatório e foi escolhida essa empresa, que neste domingo (1) fez o processo, mas estávamos aqui orientando e acompanhando cada passo para que fizéssemos a melhor e maior Expofeira da história".
Expectativa de negócios
"Não faremos isso de forma amadora, seria injusto fazer isso, por isso, acionei Marcos Silva, presidente do SICOMFS (Sindicato do Comércio de Feira de Santana) e faremos juntos um levantamento a partir da segunda (9), divulgando todos os negócios que foram feitos não só no parque mas no comércio, porque a Expofeira movimenta a rede hoteleira, restaurantes, vestuário e calçados, tudo alinhado com o agronegócio".
Ponto Forte
"A abertura, esse é o grande ponto forte, a volta da Expofeira, que traz alegria para as pessoas de Feira de Santana, traz de volta muitos expositores de venda de insumos, de equipamentos, mas também, o criador do cavalo, de gado, bovino, caprino e ovino para juntos fazermos uma grande festa e mostrarmos o tamanho do agronegócio feirense".
Segundo o secretário, a lei eleitoral não foi um impeditivo para a divulgação do evento, pois foram utilizadas outras alternativas.
"A divulgação do evento coube a mim, e modéstia fizemos com muita competência, participamos de entrevistas em todas as rádios, blogs e meios de divulgação, conseguimos colocar através de parceiros na TV Subaé a divulgação da Expofeira, tivemos outdoor com parceiros em Feira de Santana, não precisa dizer que o evento é a Prefeitura que faz, o que precisava ser dito é que a Expofeira voltou em alto estilo e fizemos isso visitando os núcleos, as associações, sindicatos, trazendo as pessoas para discutirmos essa feira e fazermos uma feira diferente, forte e que pudesse aglutinar a todos".
Inaugurações e Assinatura de Convênios
"Hoje faremos a abertura da Expofeira, mas daremos passos importantes, além da assinatura de dois grandes convênios, o Sebrae e o Senar farão aqui a divulgação de um processo de mil inseminações em gado para melhoria genética em nossa região, a Prefeitura e CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) a assinatura de 800 inseminações artificiais em caprinos e ovinos e melhorar sensivelmente a qualidade da carne e do leite produzido pelos ovinos em nosso município, daremos um passo importante na direção do planejamento, estamos construindo um plano municipal de desenvolvimento rural sustentável e hoje o Sebrae nos entrega o levantamento feito por ele, porque não será feito apenas por uma mão, mas por várias e daremos o pontapé na construção do nosso plano municipal de desenvolvimento rural sustentável. Teremos uma coisa muito importante hoje aqui, o reconhecimento de forma absoluta àqueles que nos antecederam e que fizeram com que esse Parque existisse, faremos homenagens às famílias dos que ainda estão aqui e dos que já partiram, como João Martins da Silva, Cori Neto, Joselito Amorim, Gil Marques Porto, Vicente Leite, esses homens pavimentaram a nossa estrada até aqui, e faremos um reconhecimento justo a seus familiares neste domingo (1)".
Prefeito Colbert Martins
Ao Conectado News, o prefeito Colbert Martins (sem partido), disse que a escola técnica do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) será um grande legado deixado por ele e deu mais detalhes sobre o evento.
"Na pandemia não pudemos fazer, em 2022 e 23 por problemas orçamentários também não houve a possibilidade, mas agora voltamos com força, recuperamos parque do ponto de vista físico, teremos uma grande participação de criadores de vacas, cavalos, ocorrerão competições também, tecnologias, participei de duas formações do SENAR de pessoas que estão aprendendo a fazer tipos diferentes de pães, e o que teremos cada vez mais é a formação através da escola superior, onde teremos zootecnia. No parque ocorrerão ações diárias, 600 estudantes da escolas, mais as pessoas que vão participar, de treinamentos, aprendizados e negócios, este será um centro fortemente integrado, espero retornar na 46ª edição no próximo ano, na inauguração da escola técnica do SENAR, que será a grande âncora do desenvolvimento desse parque. Agradeço ao secretário Alexandre Monteiro pelo esforço, no sábado (31), choveu durante todo o dia, foram dezenas de caçambas para conseguir a trafegabilidade, agradeço hoje a João Martins e a CNA (Confederação Nacional De Agricultores) que estão fazendo um grande investimento tecnológico, não financeiro, ao trazer carretas com material tecnológico e de ensino, com o intuito de treinar pessoas para o desenvolvimento do agro".
Relembre: Seagri sem orçamento para a Expofeira e secretário de férias: mera coincidência?
Apoio do governo do Estado
"Houve a solicitação, mas não pôde ser atendida, isso não é novidade, nunca ocorreu, mas vamos trabalhar isso com tranquilidade, a nossa grande ajuda foi do SENAR", concluiu.
Mín. 17° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 32°
Tempo limpo