Segunda, 08 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Brasil Dia da Pastora

Aprovado no Congresso Nacional, Dia do Pastor e da Pastora segue para sanção presidencial

Brasil

15/08/2024 16h01 Atualizada há 1 ano
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Mary Angela Alves
Mary Angela Alves

Por Hely Beltrão

Foi aprovado na quarta-feira (14/8), o Projeto de Lei que cria o Dia Nacional do Pastor e da Pastora Evangélicos. Agora, a proposta segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve validar a data, a ser celebrada no segundo domingo de junho. O projeto de lei foi de autoria do deputado federal Pastor Sargento Isidorio (Avante).

Ao Conectado News, a líder evangélica e presidente do COMMFE (Conselho Federal de Mulheres Ministras do Evangelho)  Mary Ângela Alves, ressaltou a importância da data, que antes era voltada apenas para os homens. 

"É verdadeiramente uma alegria, mas, no segundo domingo de junho já se comemorava o dia do pastor e não pastora, por isso a COMMFE, em uma audiência pública realizada no mês de junho, com o deputado federal Pastor Sargento Isidório. O COMMFE reivindicou diante do Congresso Nacional, que fosse acrescentada pastora, porque sabemos que existe uma gama Brasil afora de mulheres que cuidam de igrejas e das obras do Senhor, algumas sozinhas, outras com seus maridos, mas não tem o reconhecimento devido. O COMMFE, que nasceu em Feira de Santana e já está presente em nove estados, sou a fundadora junto com outras mulheres, foi atrás desta lacuna para que as mulheres tivessem esse reconhecimento".

Reconhecimento para as mulheres

"Este trabalho que é desenvolvido por estas mulheres aguerridas e corajosas, até em comunidades ribeirinhas, muitas vezes trabalham sozinhas, se sentiam tímidas e tristes por que só falava do pastor.Assim como existe médico, tem médica, odontólogo, odontóloga, advogado, advogada, que nos dias comemorativos destas profissões, todos eles são lembrados, mas a mulher não, por conta disso, lutamos, não foi fácil, mas conseguimos que fosse acrescentada pastora no dia 2 de junho, para que contemple as mulheres que fazem um trabalho de grande importância. Somente em Feira de Santana, temos 468 igrejas dirigidas por mulheres, que fazem ações sociais importantes, mas, que muitas vezes não são reconhecidas".

"Se vem para somar, é importante", diz o vereador e líder evangélico, Edvaldo Lima (União Brasil)

"Entendo que na caminhada as mulheres sempre estiveram ao lado de Jesus, o evangélico tem um papel fundamental dentro de uma sociedade. Ester que era uma grande cristã, que defendeu e tomou conta do seu povo, por isso, vejo isso com bons olhos e é muito importante, o que vier para somar no reino de Deus aqui na Terra".

"A correção de uma injustiça", diz vereador Pastor Valdemir (PP)

“A pastora tem a mesma função que o pastor, sabemos da sensibilidade feminina, da dedicação, talento, a forma amorosa de olhar para todas as obras, automaticamente a pastora traz consigo a função de pastorear, com uma responsabilidade muito grande. Muitas vezes a mulher não é tão reconhecida, automaticamente quando se faz um projeto desse, valoriza a mulher, o chamado feminino, que é muito importante. Jesus é o maior exemplo, pois quando Cristo morreu e foi ressuscitado, a primeira pessoa a levar a informação a respeito, foi uma mulher, o que mostra que elas têm uma importância muito grande, por isso, quando se valoriza a pastora, se corrige um erro que permaneceu por muito tempo não somente fora, mas dentro das igrejas, a falta de valorização da pastora", concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.