Faleceu na manhã deste sábado (8) em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, a economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos. Nascida em Aveiro, Portugal, ela era uma cidadã brasileira naturalizada, conhecida por sua influente carreira acadêmica e política.
Maria da Conceição teve um papel significativo na política brasileira, servindo como deputada federal de 1995 a 1999 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ela também foi uma destacada professora de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp).
Além de sua carreira política e acadêmica, Tavares foi uma conselheira influente no PT e reconhecida escritora, tendo sido agraciada com o Prêmio Jabuti em 1998 na categoria Economia. Sua obra contribuiu de forma significativa para o pensamento econômico desenvolvimentista no Brasil.
Maria da Conceição era conhecida por sua defesa fervorosa de um desenvolvimento que promovesse justiça social. Em 1995, durante seu primeiro ano de mandato, ela deu uma entrevista ao programa "Roda Viva", que continua a ser frequentemente citada e discutida nas redes sociais, destacando-se por suas análises penetrantes da economia brasileira.
A causa da morte da economista não foi divulgada, mas amigos próximos mencionaram que ela lidava com as vulnerabilidades associadas à idade. Maria da Conceição Tavares deixa um legado duradouro como uma das vozes mais respeitadas no debate econômico e político do Brasil. Detalhes sobre o sepultamento ainda não foram anunciados.
Fonte: G1
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Parcialmente nublado