A baixa adesão da vacinação contra a gripe Influenza dos grupos prioritários em Feira de Santana fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mudasse a estratégia de vacinação no município. Agora, ao invés de vacinar somente os grupos prioritários, a vacina está disponível para a população em geral. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Carlita Correia em entrevista ao Conectado News, na manhã desta quinta (2), do público prioritário estimado de 300 mil pessoas no município, apenas 36 mil foram vacinadas, ou seja, apenas 12% do total.
"Temos agora a possibilidade de ampliar o número de protegidos contra a Influenza, uma gripe que tem sintomas mais fortes e já causou 10 mortes no município, diferente do que a maioria das pessoas pensam, não foram idosos, mas entre estes, jovens de 30 anos sem comorbidades, é um momento importante para que toda a população aproveite essas doses, a partir de 6 meses de idade, qualquer pessoa pode se vacinar com as mesmas doses de vacinas que são de grupos prioritários, pois não recebemos vacinas para a população geral, essa abertura se deu a baixa procura dos grupos prioritários. Temos 300 mil pessoas de público alvo prioritário, foram vacinadas apenas 12% desse total. As vacinas estão disponíveis em todas as 104 salas de vacinas, a estratégia de imunização sempre foi ampliada, fomos a procura do público alvo nos asilos, privados de liberdade, idosos e cuidadores, em clínicas e hospitais, e esta ação continuará sendo prioridade, os profissionais de saúde continuam sendo linha de frente, os idosos já tem uma imunidade comprometida, neste mesmo patamar, as crianças, enfim, a Secretaria de Saúde continuará com esse olhar para as pessoas que precisam ser imunizadas, mas também abriremos outros pontos estratégicos para que a população toda tenha acesso a essa vacina enquanto durar o estoque".
Onde encontrar
"Além da disponibilidade nas 104 salas de vacina no município, Feira de Santana tem vários eventos de vacinação, além da vacinação in loco, onde se encontram os grupos prioritários. Geralmente de segunda a sexta em todas as unidades de saúde, nas 7 unidades Saúde na Hora, o horário de funcionamento é das 8 às 20hs, para que pessoas que saem do trabalho após as 18h, ainda consigam ser vacinadas. Sempre em Feira de Santana, são abertos pontos estratégicos nos fins de semana, conforme a procura da vacina".
Contra Indicação
"Deve aguardar passar os sintomas gripais, por não ser possível saber se é Influenza, Covid ou outro tipo de vírus respiratório".
Reportagem; Luiz Santos e Hely Beltrão
Outubro Rosa: Outubro Rosa: Saiba como receber auxílio-doença para tratamento de câncer de mama
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo