Segunda, 29 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Saúde Feira de Santana

Santa Casa implementa 1º ambulatório de osteoporose em Feira

A iniciativa é da Santa Casa de Feira

09/04/2024 19h15
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom
Foto Ascom

Já está em funcionamento o primeiro ambulatório de osteoporose e doenças osteometabólicas com atendimento pelo Sistema Único de Saúde, SUS, de toda a região de Feira de Santana. A iniciativa é da Santa Casa de Feira que implementou o atendimento dirigido a pacientes com fragilidade óssea.
A osteopenia é uma condição relacionada à perda de massa nos ossos que ocorre de forma gradual e pode levar o paciente a situações mais graves, observa o médico Aderbal Freire d’Aguiar, ortopedista responsável pelo ambulatório.
De acordo com o provedor da Santa Casa de Feira de Santana, Dr. Rodrigo Matos, o ambulatório vai proporcionar aos pacientes mais qualidade de vida e redução de mortalidade, uma vez que, com atendimento especializado, são reduzidas as consequências típicas decorrentes das fraturas que comprometem o indivíduo.
O provedor explica que o atendimento é feito a partir da triagem dos pacientes que já sofreram fraturas. Eles passam a receber cuidados especializados. “Focamos no tratamento e na prevenção de novas fraturas que, em geral, causam redução de mobilidade e prejuízos funcionais às pessoas”, observa.
A instituição vai estudar a possibilidade de ampliar o serviço para aqueles pacientes que não tiveram fraturas. Neste caso, com foco na prevenção.
O ortopedista Aderbal Freire d’Aguiar faz uma alerta aos pacientes idosos sobre os riscos associados à fratura no colo do fêmur. “Hoje, a fratura do colo do fêmur é um grande mal para a população idosa. Primeiro, porque leva o paciente à cama e muitas vezes à morte. Todo o paciente que fratura o colo do fêmur tem abreviado o seu tempo de vida, ou fica institucionalizado, ou para de andar”, alerta.
Então, o mais importante é evitar esse tipo de fratura, destaca o médico. Esta condição é muito comum no idoso que, em geral, por trauma mínimo, pode fraturar o colo do fêmur.
O atendimento é oferecido no Centro Médico de Especialidades HCardio, situado à rua Professora Edelvira de Oliveira, s/nº, próximo à entrada do HCardio, unidade de atendimento privado da Santa Casa de Feira de Santana.

 

Fonte Ascom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.