Domingo, 26 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana SAMU

Servidores do SAMU ameaçam paralisar as atividades devido a más condições de trabalho

Segunda (18)

18/03/2024 13h28 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
internauta
internauta

Servidores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Feira de Santana, cogitam paralisar as atividades no dia 28 de março. Ao Conectado News, uma fonte revelou que os problemas vão desde precárias condições de trabalho, como falta de material, ambulâncias quebrando e diferenciação salarial entre pessoas que realizam a mesma função.

"Algumas ambulâncias quebram, a base do SAMU está em um local muito apertado, o técnico auxiliar de regulação médica, Rafael Silva, tinha sido demitido, mas entrou na Justiça e foi reintegrado. Houve também, uma mudança na escala de trabalho dos auxiliares telefônicos, antes eram 12h, agora são 6h, prejudicando-os bastante. A situação do conforto, os alojamentos feminino e masculino que estão prontos, mas até o momento não sabemos o motivo de não podermos acessar, já foi todo reformado e está em plena condição de uso. Com relação ao REDA (Regime de Direito Administrativo), há uma animosidade, um condutor por exemplo, que entrou recente, ganha mil reais a mais do que eu, que estou lá há mais tempo. Com relação às ambulâncias, divulgam que são 10 ambulâncias que atendem, mas não procede, apenas 6 estão ativas, à noite reduz para 4".

Em nota enviada ao Conectado News, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) negou a falta de materiais nas ambulâncias do SAMU e ressaltou os altos índices de atendimento realizado pelo órgão.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o abastecimento de materiais do SAMU é feito regularmente, e caso  haja necessidade, é realizado um reabastecimento extra. Os equipamentos, incluindo o ventilador mecânico, funcionam normalmente nas ambulâncias. O órgão é referência na assistência para casos de urgência e emergência em Feira de Santana. Somente neste ano, mais de 6.500 ocorrências foram atendidas. Em média, 90 chamadas são recebidas de forma diária. Na cidade, o serviço é disponibilizado 24h, por meio do número 192.

Em 2023, o SAMU obteve diversos investimentos  como a aquisição de cinco novas ambulâncias, descentralização das bases e realização de processo seletivo para preenchimento de 238 vagas com quadro de reserva. Neste ano, o serviço instalou uma nova base no Shopping Popular para garantir uma resposta mais ágil às demandas de emergência, considerando a concentração de pessoas e atividades na região comercial. Além disso, também está previsto a aquisição de quatro novas ambulâncias, sendo uma de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vale ressaltar que a coordenação do SAMU sempre esteve à disposição para o diálogo com os profissionais.

Reportagem: Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.