Cerca de 1 entre 4 brasileiros (26%) não deseja tomar a vacina contra a dengue . O dado foi obtido através de uma pesquisa feita pela Quaest , divulgada no domingo (10). O estudo ouviu 2 mil pessoas entre 25 e 27 de fevereiro, em 120 cidades, sendo encomendado pelo Genial Investimentos. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, 67% das pessoas afirmaram que desejam tomar o imunizante contra a dengue. Já outros 5% ainda não se decidiram, enquanto 3% não souberam opinar sobre o assunto.
Perfil
Ainda de acordo com a pesquisa, entre os que não pretendem se vacinar, a maior parte vive no Sul do Brasil, com 34% dos respondentes. As regiões Sudeste (26%), Centro-Oeste/Norte (24%) e Nordeste (23%) aparecem na sequência.
No quesito idade, o grupo entre 35 e 59 anos são os mais contrários ao imunizante, com 29% das respostas. Em seguida, aparecem os grupos de 16 e 24 anos (24%) e os maiores de 60 anos (23%).
Já no recorte sobre a escolha do 2º turno nas eleições de 2022, a maioria dos que não querem se vacinar votaram em Jair Bolsonaro (PL). Os eleitores do ex-presidente respondem por 40% dos que não aprovam o imunizante.
Na sequência, vêm aqueles que votaram branco, nulo ou que não foram votar (25%) e os que votaram no atual presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva (16%).
Nos quesitos escolaridade e renda, os que não desejam se vacinar são maioria entre aqueles que possuem ensino médio completo ou incompleto (28%) e entre aqueles que ganham entre 2 e 5 salários mínimos (28%).
Avaliação do governo
De acordo com a pesquisa da Quaest, 55% afirmaram acreditar que o governo está se empenhando para para controlar os casos de dengue, enquanto 40% dizem que a atuação é insuficiente. Não souberam ou não responderam somam 5%.
Já quanto a responsabilidade do problema, 51% dos entrevistados responsabilizaram as prefeituras. Para 22%, é um problema do governo federal e para outros 22%, a responsabilidade é de ambos os governo. Não souberam ou não responderam, somaram 5%.
Fonte: Ultimo Segundo
Outubro Rosa: Outubro Rosa: Saiba como receber auxílio-doença para tratamento de câncer de mama
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo