Com a otimização das ofertas de serviços e a busca na facilidade das empresas em atender com melhor agilidade os seus clientes, além do avanço da Inteligência Artificial na integração entre estes, o que aumentou, expressivamente, foi a quantidade de tentativa de golpes sendo aplicados em pessoas.
Quem passou por essa situação recentemente foi o jornalista e radialista Luiz Santos, âncora do programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade News. Ele recebeu um e-mail afirmando que havia ganhado mais de R$ 13 mil reais após acumular pontos. O falso e-mail tinha número de protocolo, nome de duas grandes empresas no setor bancário e linha de crédito, número do CNPJ e um leque de possíveis vantagens que o radialista teria retirando o prêmio.
A atitude do radialista em divulgar o golpe colabora na prestação de serviço ao internauta, que, muitas das vezes pode ter a impressão de toda a ação é verídica, e cair facilmente. Após clicar em prosseguir, dados do usuário são coletados, podendo gerar verdadeiros transtornos morais e financeiros.
No ato do recebimento da mensagem, logo o sistema catalogou como spam, informando que o conteúdo dela soava ser perigosa. “Mensagens semelhantes foram usadas para roubar informações pessoais. Não clique em links, não faça o download de anexos nem responda com informações pessoais”, dizia.
É importante também que o usuário identifique o e-mail que está enviando. Geralmente robôs são responsáveis pelos envios, e os nomes que aparecem são sempre acompanhados de códigos variados, já que golpistas utilizam esse mecanismo para dificultar o descobrimento de onde eles estão. Também, sempre desconfiar de ofertas e prêmios vantajosos sem um contato evidente, até presencialmente, com sua operadora bancária.
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