Domingo, 26 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Morro do São Paulo

Ainda não sabe onde curtir as festas de fim de ano? Morro do São Paulo, no Arquipélago de Cairu na Bahia é uma ótima opção

Morro do São Paulo

23/12/2023 10h46 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Claus Bunks aka Afrobrasil on flickr
Claus Bunks aka Afrobrasil on flickr

Festas de fim de ano chegando e também aquelas férias tão merecidas, mas, de repente, bate aquela dúvida: para onde ir? Uma ótima opção para o feirense é Morro do São Paulo, ilha pertencente ao arquipélago de Cairu, localizado a 246 Km de Feira de Santana, por volta de 4h de viagem de carro próprio pela BR101.

Cairu é o maior município-arquipélago do Brasil, atualmente o terceiro maior polo turístico do estado da Bahia, composto por 26 ilhas, sendo as maiores e as únicas habitadas: Cairu, onde se encontra Cairu, a cidade sede do município, além dos povoados de Tapuias e Torrinhas, Boipeba, composta pelo distrito Velha Boipeba e pelos povoados de Moreré, Monte Alegre e São Sebastião (Cova da Onça) e Tinharé, composta pelos distritos Morro de São Paulo e Gamboa, além dos povoados Galeão, Garapuá e Canavieiras.

Em entrevista a jornalista Emanuele Pilger, do Programa Primeira Página da Rádio Povo FM, Cláudio Brito - Secretário de Turismo do Município de Cairu, deu maiores detalhes.

Foto: Arquivo Pessoal

"O município de Cairu vem se preparando com antecedência para as demandas que vem aumentando a cada ano, somente Morro do São Paulo recebe por volta de 400 mil turistas por ano, sendo mais de 30% do nosso público formado por baianos, um público muito frequente no arquipélago de Cairu, principalmente em Morro do São Paulo, estamos nos preparando com infraestrutura, todo arquipélago tem passado por melhorias nas orlas, recentemente foram inauguradas as orlas de Gamboa, Boipeba, Canavieiras, Cairu, a passarela de Morro do São Paulo na segunda praia, a recuperação da terceira praia e de todas as vias de acesso que o turista pode circular, uma recuperação total além do ordenamento, como ocorreu com a segunda praia, que passou a ser um padrão de organização, ou seja, colocamos como padrão de sombreiros somente cor de areia, os móveis cor de madeira, sem usar plástico, com exceção das cadeiras espreguiçadeiras, delimitamos a área onde os restaurantes colocam as mesas, a circulação de turistas, área para banho, tornando a praia muito organizada, ação que será estendida às demais praia do nosso município. Temos também o aplicativo Viva Cairu, para o turista comprar os seus passeios com mais segurança, com voucher eletrônico, sabendo que ele não vai pegar nenhum clandestino, Cairu hoje é referência em tecnologia para a venda de passeios via aplicativo, temos todo o controle do nosso turista, a hora que entra e sai de Morro do São Paulo".

Com relação aos questionamento feitos a respeito da cobrança da TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago), o secretário afirmou que a taxa é necessária devido ao custos altos de remoção do lixo do arquipélago.

"Entendo que seja importante a existência de uma taxa em destinos turísticos importantes, temos um município arquipélago, formado por 26 ilhas, sendo 3 habitadas, sendo Cairu o único local onde existe a cobrança. Esse dinheiro serve para valorização do nosso patrimônio, pois sabemos que o turismo traz muitos benefícios, como emprego, renda, oportunidades para os moradores, isso move a economia, mas também, algumas situações, como a produção de lixo, numa ilha onde somente se chega por mar, é muito complicado trabalhar na retirada desse lixo. Uma das utilizações da receita da TUPA  é a retirada do lixo do arquipélago, começamos esse ano pela ilha de Tinharé, Morro do São Paulo, Gamboa e Garapuá, Galeão entre outros, só é possível com essa taxa devido a logística necessária para remoção, que envolve caminhão, balsa, depois, ao chegar no município de Valença é necessário um outro transporte ate chegar em Santo Antônio de Jesus, em um aterro autorizado, tudo isso tem um custo alto. Quem esteve aqui ano passado e retornar esse ano, comprovará os benefícios dessa cobrança, por exemplo, a passarela da segunda praia de Morro do São Paulo é feita com material reciclado e custeada com recursos da TUPA, revitalização da segunda praia, as demarcações das piscinas naturais, para que tenhamos o controle de pessoas e embarcações, tanto em Garapuá, quanto Boipeba, todo investimento feito graças a cobrança da taxa de entrada, que ainda custa o valor de R$ 30 reais".

No final do mês de novembro, a polícia registrou um tiroteio em uma pousada de Morro do São Paulo, que provocou pânico entre os hóspedes, mas ninguém ficou ferido. A respeito desse episódio, o secretário garantiu que o arquipélago é seguro, os índices de assalto e furto são muito baixos e que o tiroteio ocorrido na pousada foi um fato isolado em decorrência de uma briga interna entre turistas.

"Foi um fato isolado, não foi um assalto, mas, uma briga interna sem danos aos turistas. Quando digo que foi um fato isolado, é que o arquipélago de Cairu é um dos destinos mais seguros do Brasil para o turista, realizamos o Festival de Morro do São Paulo em Fevereiro, semana passada realizamos um samba pé na areia na segunda praia, dificilmente você encontrará um destino onde o turista pode ficar com seu celular, pulando na praia, sem ter nenhum risco de seus pertences roubados, ou seja, o índice de assaltos aos nossos visitantes é praticamente zero, a não ser ocorra alguma confusão em uma festa, mas fora isso, não temos registros de agressões, roubos e assaltos ao turista, posso garantir que Cairu é o destino mais tranquilo para o turista, que pode vir, ficar a vontade, esse acontecimento na pousada foi um fato isolado, sabemos que segurança pública é responsabilidade do Estado, que precisa ajudar os municípios com o aumento do efetivo de policiais, porém, temos aumentado a participação da Guarda Municipal em todo o arquipélago, o turista pode vir e se sentir à vontade, pois estará seguro", concluiu.

Reportagem: Emanuele Pilger e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.