Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Medicamento

"Não tem e não há previsão" diz paciente sobre falta de medicamentos de uso contínuo em USF de Serra Preta

Terça (12)

12/12/2023 08h48 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um internauta do município de Serra Preta, município localizado a 55 km de Feira de Santana, relatou ao Conectado News a falta de medicamentos de uso contínuo em uma unidade de saúde localizada no povoado de Buraco D'Água. Segundo o denunciante, a situação ocorre há alguns meses e quando vai ao posto de saúde, recebe a informação de que não tem e que não há previsão para a chegada da medicação. 

Os medicamentos que estão em falta, segundo a denúncia são: Losartana 50mg, Gliclazida 30mg, Hidroclorotiazida 25mg, Propanolol 40mg, AAS (Ácido Acetil Salicílico) 100mg, Metformina 850mg, Insulina NPH (Neutral Protamine Hegedorn).

"Faço uma denúncia a respeito da USF (Unidade de Saúde da Família) do povoado de buraco d'água no município de Serra Preta/BA. A USF supracitada faz a entrega de medicamentos de uso contínuo para portadores de diabetes, hipertensão e outras comorbidades, porém, há mais de um mês não têm os medicamentos e sempre que procuramos, a informação da equipe da unidade é: "não tem, e está sem previsão de quando chegará.

Eu e meus pais fazemos uso do medicamento Losartana 50mg, a minha mãe além da Losartana 50mg, também faz uso da Gliclazida 30mg, Hidroclorotiazida 25mg, Propanolol 40mg, AAS 100mg, Metformina 850 mg, Insulina NPH, todos estão em falta, é um absurdo, um descaso da Secretaria Municipal de Saúde. 

A minha mãe por não estar usando a Insulina, começa a sentir tontura, a ter crises devido a diabetes, e sabemos que a Insulina NPH é cara, minha mãe é assalariada, mas não tem como comprar todos estes medicamentos, mesmo porque, precisa pagar consultas particulares, tem a alimentação e outras despesas, sei que o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza o tratamento e medicamentos para as USF e tenho total convicção de que todo paciente tem direito a receber seus medicamentos corretos, conforme prescritos pelo médico, assim como, existem os termos da lei n° 11.347, de 27 de setembro de 2006 e da lei n° 10.439, de 30 de abril de 2002 que assegura este direito".

Aguardamos o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Preta para esclarecimentos.

Reportagem: Hely Beltrão

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Dandraade Há 2 anos Feira de SantanaEsse prefeito não saiu dizendo nos órgãos de imprensa feirense que tinha 95 de aprovação?
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.