O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) promove no feriado desta quarta (15) em Feira de Santana, um mutirão de atendimento para pessoas que solicitam o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Tem direito ao benefício quem tiver 65 anos ou mais, for brasileiro nato ou naturalizado, tiver nacionalidade portuguesa, renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O atendimento está sendo realizado nas duas agências do município.
Pessoas que estavam na fila do atendimento relataram ao Conectado News que o atendimento foi rápido com tempo de espera baixo, conforme relatou o Sr. Lázaro Joz, que reside no município de Gavião-Bahia, que necessita do benefício por não ter condições de trabalhar. Segundo ele, foi atendido na segunda e já remarcado para hoje.
Carmem Vitoria veio acompanhar sua irmã Màrcia Vitória que estava com agendamento marcado para dias a frente, que reside no distrito de Tiquaruçu em Feira de Santana disse que ficou sabendo através da imprensa e resolveu procurar o atendimento, e teve seu agendamento antecipado para a tarde desta quarta-feira.
De acordo com o gerente regional do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes de Oliveira, serão atendidas 120 pessoas, de uma fila de 2.200 na região.
"O mutirão foi feito com agendamento prévio, são cerca de 150 atendimentos programados para hoje, com nove profissionais atendendo, são perícias médicas e avaliações sociais do BPC, que são etapas do benefício necessárias para o reconhecimento desse direito. Resolvemos fazer esse multirão aos sábados ou feriados para adiantar o benefício dessas pessoas que estão esperando na fila, são pessoas que estão aguardando na fila desde abril com perícia marcada para abril de 12024, e agora tem a oportunidade de ter esses benefícios".
Ainda segundo Fernando, mesmo com esse mutirão, a fila continua grande.
"Temos por volta de 2.200 pessoas na fila, esse mutirão vai agilizar o benefício de 150 pessoas, estamos planejando fazer outros mutirões agora em dezembro".
Atendimento somente para previamente agendados
"Às vezes, quando a pessoa vem sem agendamento, a depender da quantidade de tempo na espera conseguimos encaixar, mas somente nessas duas situações de avaliação social e perícia médica".
Segundo Fernando, o recebimento do benefício é imediato logo após aprovado e é pago retroativo.
"É de imediato, assim que é aprovado o benefício tem a avaliação social, perícia médica e a avaliação administrativa, o benefício sendo concedido às pessoas começam logo a receber com o pagamento a contar do dia que deu entrada. Os beneficiários que estão na fila há alguns meses receberão retroativo".
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado