Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia MPBA

MPBA promove debate sobre abate clandestino

MPBA

26/10/2023 13h04
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
MPBA
MPBA

O Ministério Público estadual, promoveu ontem, dia 24, o ‘2º Encontro Regional de Combate ao Abate Clandestino’ no município de Santo Antônio de Jesus. O evento, que foi uma idealização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon) e Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do MP, discutiu estratégias para fortalecer a fiscalização e a conscientização pública sobre os riscos do abate clandestino.

A abertura do evento contou com a presença do promotor de Justiça e coordenador do Ceacon, Solon Dias; promotores de Justiça Felipe Otaviano Ranauro e Julimar Barreto Ferreira; o diretor- geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV BA), Altair Santana de Oliveira; e o empresário José Elenilson Ribeiro da Cruz. Em cinco painéis e quatro palestras, o encontrou abordou a questão do abate clandestina quanto a repercussões aos direitos ambiental e do consumidor, além de questões técnicas e práticas quanto à fiscalização e controle de zoonoses.

Durante sua fala, o promotor de Justiça Solon Dias informou que se pretende replicar o evento em todas as regionais da Bahia. “Está em nosso radar fazer esse enfrentamento. Estamos em conversa com o Procon e Vigilância Sanitária e demais órgão envolvidos com o tema, para que essa forma de sensibilização seja replicada”, afirmou. O promotor de Justiça Julimar Ferreira, da Regional Ambiental de SAJ, abordou a relação entre a crueldade com animais e a contaminação ambiental e o promotor de Justiça do Consumidor do município, Felipe Ranauro explicou como o abate clandestino desrespeita as relações de consumo.

MPBA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.