Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Mundo Israel

Dos 28 brasileiros refugiados na Faixa de Gaza, 15 são crianças, afirma Itamaraty

Logística para repatriar 28 brasileiros já está pronta, mas governo depende da autorização do Egito para iniciar retirada

12/10/2023 10h15 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Mahmoud Issa/Reuters
Foto: Mahmoud Issa/Reuters

Nesta quinta-feira (12), o Itamaraty ainda tenta negociar o resgate de brasileiros presos na Faixa de Gaza. Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, 28 pessoas, incluindo 15 crianças, manifestaram vontade de voltar para o Brasil — inicialmente, 30 brasileiros solicitaram ajuda, mas duas desistiram.

Desde sábado (7), o estado de Israel e o grupo terrorista Hamas trocam ataques. Até a última atualização desta reportagem, mais de 2,3 mil pessoas haviam morrido desde o início do conflito.

O governo do Brasil planejava utilizar a passagem da Faixa de Gaza em Rafah, na fronteira com o Egito, para retirar as pessoas da área. No entanto, de acordo com a AFP, entre segunda-feira (9) e terça-feira (10), Israel bombardeou a passagem pelo menos três vezes — ainda não se sabe a proporção dos danos que os ataques causaram.

Desde antes do início do conflito, a passagem de Rafah é fortemente controlada pelos governos do Egito e de Israel. Na segunda-feira (9), no entanto, este monitoramento aumentou, pois os iraelenses decretaram um "bloqueio total" da Faixa de Gaza, proibindo a travessia de pessoas e a entrada de suprimentos, energia elétrica e combustível.

Além disso, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, disse na terça-feira (10) que o país não permitiria que conflito fosse resolvido "às custas de outros". Esta foi uma aparente referência ao risco de que parte dos 2,3 milhões de residentes de Gaza tentem fugir para o Egito.

Na segunda-feira (9), cerca de 800 pessoas deixaram Gaza por Rafah e cerca de 500 pessoas entraram, embora a passagem estivesse fechada para a circulação de mercadorias, afirmou o escritório humanitário das Nações Unidas.

Por isso, o Brasil aguarda a autorização do Egito para tentar repatriar 28 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Toda a logística para o resgate já está pronta, afirmou o Itamaraty.

Brasileiros abrigados em escolas

Candeas também informou que parte dos brasileiros na Faixa de Gaza vai ser abrigada em uma escola católica da região nesta quinta-feira (12). Parte das pessoas optaram por ficar em casa até que o governo conclua as negociações para trazer todo o grupo de volta ao Brasil.

O embaixador afirmou que o governo brasileiro comunicou a Israel que as pessoas serão abrigadas na escola, para evitar que o local seja alvo de bombardeios.

    "A fim de reuni-los e protegê-los, estamos hospedando 13 integrantes do grupo de brasileiros em uma escola católica: Sister Rosary School. Os restantes 15 preferiram aguardar em suas casas. Informaremos Israel deste fato, a fim que que o local não seja bombardeado", relatou Candeas.

Fonte: G1

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.