No dia 14 de julho deste ano, publicamos uma reportagem a respeito do corte do fornecimento de energia elétrica realizado pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) na sede do Programa Municipal de Apoio a Pessoa com Anemia Falciforme, localizado na Rua Estados Unidos, 51, no Centro de Feira de Santana.
Exatos dois meses após a nossa última reportagem, o problema volta a acontecer e a Coelba retorna ao local para realizar um novo corte de energia por falta de pagamento. Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM concedida na manhã desta quinta (14), o presidente da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme, Fabrício Cabral, relatou os problemas ocasionados aos pacientes por conta do corte no fornecimento de energia.
"Acabei de receber algumas informações e fotos da Coelba interrompendo o fornecimento de energia, já é a segunda vez que isso acontece, mais uma vez, o município se mostra ineficiente para gerir o serviço de saúde, infelizmente, temos deixado os pacientes sem o acompanhamento. Hoje tínhamos várias consultas, fisioterapias e muitas pessoas não poderão ir porque a energia elétrica foi cortada, o serviço de referência fica na Rua Estados Unidos, 51, atrás do Hospital Emec da Avenida Getúlio Vargas, pela segunda vez, passamos por esta situação, por falta de pagamento".
Número de Atendimentos
"Não temos os números exatos, existem cerca de 600 pessoas que fazem o acompanhamento da doença falciforme atualmente".
Serviços Oferecidos
"É oferecido um serviço multiprofissional, desde hematologista, pediatra, fisioterapeuta, nutricionista, enfermagem, neurologista, ortopedista, entre outros".
Para Fabrício, o prejuízo no tratamento vai muito além da questão do corte de energia, pois segundo ele, muitos profissionais de saúde que atuam na unidade estão sem receber salário.
"Na verdade não será apenas um dia, porque hoje é quinta, e quando pagarem, a energia só será religada provavelmente na segunda-feira. A Coelba não trabalha no fim de semana, existe um protocolo. O atendimento à pessoa com anemia falciforme tem que ser diário, não pode faltar o atendimento, a fisioterapia, porque a saúde sofre com as necessidades físicas. Muitas vezes o paciente precisa de uma receita para pegar um remédio e por conta dessa situação ele não vai conseguir pegar, sem falar nos profissionais de saúde que estão com salários atrasados, é uma situação bastante ruim e o município tem que tomar providências sobre isso, funcionários que saíram de férias, retornaram e estão sem receber", concluiu.
Assim como na primeira vez que ocorreu o corte, o Conectado News foi informado que o setor de logística está providenciando o reestabelecimento da energia.
Por Hely Beltrão e Luiz Santos
Acidente Moto Mais um acidente de moto é registrado em Feira
Documento falso PRF desmascara fraude e prende condutor com documento falso em Feira de Santana
Fórum Nacional Feira de Santana participa do Fórum Nacional de Gestores de Cultura, em Salvador
Saúde no PA Projeto Saúde no PA realiza 5ª edição no conjunto Feira X
Hospital Baiano Projeto do Hospital Baiano de Oncologia avança em Feira de Santana
Presidência do União Zé Chico assume presidência do União Brasil em Feira de Santana 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo