Quarta, 29 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Corte de Energia

Centro de Referência para tratamento de Anemia Falciforme em Feira de Santana, tem energia cortada por falta de pagamento pela segunda vez

Situação ocorre pela segunda vez

14/09/2023 11h46 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Internauta
Internauta

No dia 14 de julho deste ano, publicamos uma reportagem a respeito do corte do fornecimento de energia elétrica realizado pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) na sede do Programa Municipal de Apoio a Pessoa com Anemia Falciforme, localizado na Rua Estados Unidos, 51, no Centro de Feira de Santana.

Exatos dois meses após a nossa última reportagem, o problema volta a acontecer e a Coelba retorna ao local para realizar um novo corte de energia por falta de pagamento. Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM concedida na manhã desta quinta (14), o presidente da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme, Fabrício Cabral, relatou os problemas ocasionados aos pacientes por conta do corte no fornecimento de energia.

"Acabei de receber algumas informações e fotos da Coelba interrompendo o fornecimento de energia, já é a segunda vez que isso acontece, mais uma vez, o município se mostra ineficiente para gerir o serviço de saúde, infelizmente, temos deixado os pacientes sem o acompanhamento. Hoje tínhamos várias consultas, fisioterapias e muitas pessoas não poderão ir porque a energia elétrica foi cortada, o serviço de referência fica na Rua Estados Unidos, 51,  atrás do Hospital Emec da Avenida Getúlio Vargas, pela segunda vez, passamos por esta situação, por falta de pagamento".

Número de Atendimentos

"Não temos os números exatos, existem cerca de 600 pessoas que fazem o acompanhamento da doença falciforme atualmente".

Serviços Oferecidos

"É oferecido um serviço multiprofissional, desde hematologista, pediatra, fisioterapeuta, nutricionista, enfermagem, neurologista, ortopedista, entre outros".

Para Fabrício, o prejuízo no tratamento vai muito além da questão do corte de energia, pois segundo ele, muitos profissionais de saúde que atuam na unidade estão sem receber salário.

"Na verdade não será apenas um dia, porque hoje é quinta, e quando pagarem, a energia só será religada provavelmente na segunda-feira. A Coelba não trabalha no fim de semana, existe um protocolo. O atendimento à pessoa com anemia falciforme tem que ser diário, não pode faltar o atendimento, a fisioterapia, porque a saúde sofre com as necessidades físicas. Muitas vezes o paciente precisa de uma receita para pegar um remédio e por conta dessa situação ele não vai conseguir pegar, sem falar nos profissionais de saúde que estão com salários atrasados, é uma situação bastante ruim e o município tem que tomar providências sobre isso, funcionários que saíram de férias, retornaram e estão sem receber", concluiu.

Assim como na primeira vez que ocorreu o corte, o Conectado News foi informado que o setor de logística está providenciando o reestabelecimento da energia.

Por Hely Beltrão e Luiz Santos

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
ThaianeHá 2 anos Feira de santanaIsso é um absurdo o centro de referência onde as pessoas com a doença da anemia falciforme, a coelba no dia 14 de setembro cortou a energia e ficamos sem atendimento meu filho tem uma usg amanhã e N vai poder por causa desse corte absurdo isso
ClaudiaHá 2 anos Feira de santanaE um absurdo isso está acontecendo e pela segunda vez. A saúde está sucateada que vegonha
Claudiana da Silva lopes Há 2 anos Feira de Santana Meu nome é claudiana tenho anemia falciforme e Fasso o acompanhamento no sentro de referência e pela segunda ou terceira vez o prefeito de feira de santana deixou cortar e aí como nos vamos fazer os exames e não só os exames como comprometeu todos os nossos tratamento nos precisamos de um pouco de a tensão nos não pedimos pra Nasser com anemiafaciform e nos somos humanos nos somos filhos pais irmaos nos somos família que precisa de socorro
Sandoval Há 2 anos Feira de Santana Bahia O prefeito está viajando desde quando? Que deixou a cidade abandonada?
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.