Domingo, 05 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Justiça MPBA

Após ação do MPBA, Justiça concede liminar obrigando Prefeitura de Feira a garantir atendimento nas unidades de saúde

Terça (22)

22/08/2023 14h56 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Google Maps/Eduardo Monteiro
Google Maps/Eduardo Monteiro

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou hoje, dia 22, que o Município de Feira de Santana regularize os atendimentos prestados em todas as unidades de saúde do Município de Feira de Santana e mantenha a regularidade dos serviços, sobretudo aqueles submetidos à gestão compartilhada com o setor privado. Na decisão, a Justiça determinou também que nas unidades de saúde da rede pública em que há gestão compartilhada com o setor privado, o Município utilize termos de colaboração, incluindo mecanismos legais e contratuais para evitar quaisquer restrições, suspensões ou interrupções nos atendimentos aos usuários do SUS.  

Relembre: MPBA cobra providências à Prefeitura de Feira sobre o atendimento a saúde

A Justiça acatou totalmente o pedido do MP após o promotor de Justiça Audo Rodrigues, autor da ação, interpor ontem, dia 21, embargos de declaração contra a primeira decisão da Justiça que havia acatado os pedidos parcialmente. A decisão foi assinada pelo juiz Nunisvaldo dos Santos.

Segundo o promotor de Justiça, a ação civil pública foi ajuizada em razão do fato de que o Município de Feira de Santana optou por conceder o gerenciamento  compartilhado de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e Unidades Básicas de Saúde a particulares, no entanto, para a gestão compartilhada, se exige que o Município fiscalize a observância dos contratos, garantindo o atendimento da população. “No entanto, ficou evidente a deficiência no exercício da função de controle. Em diversas oportunidades, o serviço de saúde municipal foi afetado negativamente, tendo resultado em restrição de atendimento e mesmo na paralisação das atividades dos profissionais de saúde, que chegaram a realizar uma greve em dezembro por atraso do pagamento do décimo terceiro salário relativo ao ano de 2022”, afirmou. Ele complementou que as paralisações voltaram a se repetir em janeiro, março e em julho deste ano por atraso e falta de pagamento dos salários, conforme notícias veiculadas na imprensa.

MPBA

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
ANA Há 2 anos F de Santana Precisa ouvir a comunidade feirense sobre a horta de serviços básicos nas unidades de saúde. O que tenho visto é o povo sofrer nas filas e a política de saúde não garantir direitos ha muito tempo.Isso não é novidade em Feira!
Josenilton Há 2 anos Feira de SantanaIsso é uma vergonha esse prefeito e ladrão não faz nada por feira isso e hum absurdo.
RosemeireHá 2 anos Feira de Santana BaFeira está uma bagunça principalmente na área da saúde eles dão entrevista que não tem restrições de atendimento na upa da queimadinha mais tava tendo eu foi para ser atendida e mim disseram que estava restrito o atendimento
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.