Aconteceu na manhã da sexta (18), na CDL, (Câmara de Dirigentes Lojistas) em Feira de Santana, um encontro promovido pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para apresentação do projeto de duplicação do anel de contorno da BR324.
Estiveram presentes, o deputado federal Zé Neto (PT), o engenheiro civil Danilo Ferreira, o superintendente Regional do DNIT, Roberto Alcântara de Souza, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), o superintendente de Obras e Manutenção, João Vianney, entre outros.
Em entrevista ao Conectado News, Roberto Alcântara ressaltou a importância de se ouvir a sociedade civil antes do início das obras.
"O DNIT vem a Feira de Santana para junto a sociedade representada por diversos segmentos dialogar acerca do projeto que está em fase de execução, projeto executivo para a construção do contorno leste de Feira na BR-324, uma obra extremamente importante para a trafegabilidade não só dos feirenses, mas de toda a população da Bahia e do Brasil, aqui temos os maiores entroncamentos do país, é um trecho que tem causado algum transtorno a população local e para todos que trafegam por aquela via, como o projeto está em fase de elaboração, é importante promover de forma democrática, uma escuta de todos os atores que serão impactados com esta obra, por isso, é importante ouvir o município, quais as perspectivas em relação a obra, quais as pretensões dos comerciantes e da população em termos de mobilidade urbana, esse é o momento do diálogo, porque o projeto está em fase de elaboração, uma vez o projeto pronto, obra licitada e executada, fica difícil promover essas mudanças, por isso é importante esse diálogo com transparência, este é o governo da participação popular, por isso, é importante ouvirmos a sociedade, o que ela espera e almeja em torno desta obra, é isso que estamos fazendo, dialogando com todos os segmentos para poder apresentar tirar, dúvidas e eventualmente acolher as sugestões que forem apresentadas, lembrando que esta é uma obra incluída no PAC do governo federal, será construída com recursos do governo federal, Ministério dos Transportes através do DNIT, uma obra de aproximadamente R$ 100 milhões de reais, incluída pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, que incluiu não só o contorno leste da BR324, mas uma série de outras rodovias no estado da Bahia, como a duplicação da BR 101, BR116, o que nos permitirá assegurar os recursos necessários para a conclusão de todas essas obras", disse.
Roberto ressaltou que o projeto final estará pronto até o fim do ano.
"A população de Feira conseguirá visualizar como será o projeto desse contorno, muito já foi planejado, porém, ainda é possível acatar alguma sugestões, embora o projeto já esteja em fase avançada, o conceito já está pronto, pensado, já há o que se apresentar à sociedade, porém, o projeto deve estar pronto até o final do ano. O deputado Zé Neto (PT) preocupado com a mobilidade urbana esteve conosco semana passada no DNIT preocupado com a mobilidade urbana e nos convidou para que pudéssemos estar aqui ouvindo a sociedade feirense, apresentando, tirando dúvidas como onde será o viaduto, a passarela, tudo isso já será apresentado, teremos três viadutos", afirmou.
A respeito da opinião emitida pelo engenheiro Danilo Ferreira, em matéria publicada pelo nosso site na sexta (18), em que diz ser favorável a demolição de três viadutos construídos na gestão do ex prefeito José Ronaldo (UB), Roberto disse que os estudos ainda estão sendo feitos para se chegar a uma conclusão, mas que cada engenheiro poderá ter uma opinião diferente do assunto.
"Nossa área técnica está avaliando todas essas possibilidades, isso será objeto de questionamento, possivelmente na sexta (18) já tenhamos algum retorno sobre isso, se não tivermos, se for necessário serão feitos novos estudos, se houver a demolição dialogar com o município, é um estudo técnico, são pontos de vista, um engenheiro entende de uma maneira, outro entende de outra forma, mas precisamos entender o sentimento do feirense, para além das questões técnicas que são essenciais, são condições para o segmento da obra, também é importante compreender o sentimento da população aqui do município, daquilo que vai atender os anseios e necessidades, claro que dentro de uma perspectiva técnica, são obras de engenharia, existem limitações naturalmente, mas a intenção é essa, construir o melhor projeto possível para o município", concluiu.
Deputado Federal Zé Neto
O deputado federal Zé Neto ressaltou a importância da obra.
"Em 2015 a obra foi iniciada, as pavimentações da obra, depois veio o impeachment de Dilma Roussef em 2016, só voltamos a ter obras praticamente no ano passado por conta das eleições, mas, mesmo assim, tivemos graves problemas devido a falta de recursos designados para a continuidade da obra. O governo Lula entrou, Rui Costa juntamente com Jerônimo Rodrigues (PT) trabalharam nesse sentido, garantindo os recursos para terminar a BR116 Norte, que será retomada, a finalização do contorno que liga o bairro Cidade Nova até a BR116 Sul e agora esse projeto do Executivo com recursos designados para iniciar a obra, já com a licitação da obra final que poderá ocorrer em novembro", disse.
Prefeito Colbert Martins
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, destacou a importância do diálogo antes da obra.
"Desde o ano passado que essa discussão aconteceu, participei com o DNIT, essa duplicação do trecho do Cajueiro até o bairro Cidade Nova é uma duplicação absolutamente necessária e a última, porque a parte do Sobradinho está feita, mas é importante que isso seja feito, o entendimento da discussão feita ano passado com relação ao viaduto que deverá ter no Los Pampas, porque há um conflito de tráfego, a segunda é na Sérgio Carneiro, saída do Aeroporto de Feira de Santana atualmente e a terceira, na Mangabeira na Rua Tupinambá, são os três pontos que precisam ter as definições através de viadutos para evitar os conflitos de tráfego, como também as passarelas, a outra coisa, é que tem uma avenida marginal feita na frente do Los Pampas, que foi um recurso que trouxe como deputado federal há mais de 10 anos e que está faltando a segundo marginal na frente do supermercado, então precisa ser concluído todo esse trabalho", disse.
A respeito da demolição dos viadutos, o prefeito afirmou ser contra.
"Não, acredito que existem duas alternativas, tomar um dinheiro emprestado, construir um viaduto e depois destruir, não há justificativa técnica nem política para isso, a forma como está sendo feita na BR-116 Norte, como no Sobradinho, é uma forma bem mais adequada, mas sou completamente contra a destruição do viaduto", reiterou.
Colbert salientou a necessidade da aprovação do empréstimo pela Câmara de Vereadores.
"O Governo do Estado mandou uma documentação em dezembro e aprovou US$ 100 milhões de dólares, é exatamente um pedido de empréstimo, não estamos apresentando projeto, a Assembleia Legislativa recebeu apenas uma folha e aprovou em dois dias o empréstimo de US$ 100 milhões de dólares que será usado também para fazer a ponte. O que queremos fazer aqui, é a drenagem urbana, na Conceição, Mangabeira, Feira X, fazermos dois viadutos, um no Feira IX chegando no Nova Esperança, porque não tem mais passagem e um segundo no Conjunto Viveiros", disse.
A respeito da obra no Conjunto Viveiros, indagamos se esta não seria responsabilidade da Via Bahia, ao qual o prefeito disse que não dá mais para esperar.
"Se demorar mais, que não faz há mais de 10 anos e não fazer no Feira IX, vamos esperar uma vida inteira acontecer, então eu prefiro assumir o compromisso de fazer logo, a drenagem na Artêmia Pires também, quero o recurso para investir no crescimento da minha cidade", concluiu.
Reportagem: Hely Beltrão
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