O vereador Correia Zezito (Patriota) teve o mandato cassado pela 157ª Zona Eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Feira de Santana. De acordo com a sentença obtida pelo Conectado News, o partido do vereador foi punido devido a fraude na cota de gênero.
A ação foi movida pelo PTB, afirmando que o Patriotas organizou um esquema de candidaturas fictícias com a intenção de burlar a legislação eleitoral 12.034/2009, que trata sobre o percentual obrigatório de 30% para candidaturas do sexo feminino, ou seja, o partido registrou candidaturas de mulheres que sequer concorreram.
Um dos fatos que pesou para a decisão do TRE, foi a análise do desempenho eleitoral das 05 supostas candidatas, duas delas não tiveram nenhum voto, ou seja, não votaram nem em si mesmas, das três que sobraram, duas tiveram o seu próprio voto, são irmãs gêmeas e vizinhas de prédio.
A decisão é em caráter liminar e cabe recurso.
Em entrevista ao Conectado News, o vereador Correia Zezito afirmou que "permanecerá no cargo até a última instância que puder recorrer".
Reportagem: Hely Beltrão
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 30°
Tempo nublado