Sete pessoas estão desaparecidas depois da inundação provocada pela explosão da barragem de uma usina hidrelétrica da Ucrânia, na terça-feira (6). As informações são da agência de notícias russa Tass.
A explosão aconteceu na barragem de Nova Kakhovka, na região de Kherson, no sul da Ucrânia. O controle da área é alvo de disputa entre russos e ucranianos.
A Rússia e a Ucrânia trocaram acusações sobre quem seria o responsável pelo rompimento da barragem. Enquanto isso, segundo a Organização das Nações Unidas, 42 mil pessoas estão em situação de risco por causa das inundações.
Milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. A Ucrânia disse que a Rússia cometeu um crime de guerra, enquanto Moscou disse que Kiev cometeu um ato terrorista.
Depois que a barragem foi destruída, o nível da água subiu cerca de 3,5 metros, deixando casas submersas em Kherson. Cerca de 80 comunidades estão ameaçadas por enchentes.
O governo da Ucrânia disse que diversas pessoas estão abrigadas nos telhados de suas casas aguardando por resgate.
Já no lado controlado pelos russos, um zoológico que fica à beira do rio Dnipro foi completamente inundado, matando 300 animais que viviam no local.
O governo dos Estados Unidos afirmou que muitas mortes devem ser provocadas pelo incidente envolvendo a barragem. Até a publicação desta reportagem nenhuma morte havia sido confirmada.
Fonte G1
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas