Domingo, 05 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Justiça Brasil

Ex-senador Fernando Collor é condenado a mais 8 anos de prisão

Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a pena do ex-presidente

31/05/2023 20h51
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto: Valter Camponato/Agência Brasil
Foto: Valter Camponato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a pena do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor em sessão nesta quarta-feira, 31. Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O ex-presidente, porém, não será preso de imediato, já que ainda cabe recurso por parte da defesa.

A condenação refere-se a vantagens que Collor teria recebido durante os anos de 2010 a 2014, enquanto era senador da República. Neste período, investigações apontam que o ex-presidente e mais dois réus, Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, estavam envolvidos em um esquema de pagamento de propinas usando a empresa estatal BR Distribuidora.

Para a maioria dos ministros, Collor recebeu R$ 20 milhões de forma irregular para viabilizar contratos da estatal com a UTC Engenharia.

Condenado por 8 a 2

Collor já sabia de sua condenação desde o dia 18 de maio, quando o STF formou maioria em desfavor ao ex-senador. Porém, a corte precisou ainda de duas sessões para findar a votação e definir a pena do ex-presidente.

Oito ministros votaram pela condenação e dois pela absolvição - Nunes Marques e Gilmar Mendes votaram contra a condenação. Segundo a CNN Brasil, Collor também foi condenado a pagar R$ 20 milhões em indenização (em conjunto com os outros dois condenados) e está proibido de exercer função ou estar em cargo público “pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada”.

 

Fonte Terra

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.