Domingo (02) de outubro é o dia do primeiro turno das eleições no Brasil. O cenário tão polarizado e com vários casos de violência talvez deixe alguns eleitores receosos ou ansiosos.
Em entrevista ao Conectado News, o psicólogo João Cardoso, dá dicas para se preparar mentalmente, que vão desde uma boa alimentação até uma boa noite de sono.
CN – Como devemos nos preparar para o dia das eleições?
João Cardoso - Temos acompanhado esse processo de eleição, um exagero em termos de agressividade e violência de alguns, a imprensa é muito importante no que se refere a conscientização do eleitorado, estamos em uma disputa, mas nada pessoal, é uma disputa coletiva, independente de quem vai ganhar a eleição, temos que torcer para que seja um governo que venha a beneficiar tanto a mim como você, independente de quem você vai votar, estamos falando de uma nação, não de um time de futebol, que já é errado a violência, quanto mais na política. Devemos nos preparar de maneira leve, entendendo que o eleito será o meu presidente, o nosso presidente, o presidente para quem votou nele ou não, é preciso ter essa consciência e a imprensa tem esse papel importante da conscientização, para que não nos digladiemos independente do resultado.
CN – E quanto a preparação mental?
João Cardoso - Em qualquer disputa existe resultado positivo ou negativo, no esporte costumo dizer que são três resultados: a vitória, derrota, empate, na política, temos a derrota e a vitória, devo ter essa consciência de que alguém vai perder e alguém vai ganhar, é um processo que preciso internalizar, e não achar que o meu candidato já ganhou, quando penso assim, não me preparo para uma possível derrota, porque canalizei o meu pensamento só para a vitória, devo ter em mente que é uma disputa que alguém vai perder, e esse alguém pode ser o meu candidato, sendo assim como não se frustrar? Entendendo que o seu resultado pode ser o meu resultado que eu queria tanto ou resultado contrário não queria que fosse, dessa forma, que seja bom para todos nós. Não foque somente na vitória, lembre-se de que existe um outro resultado uma outra opção.
CN – Uma boa alimentação, dormir bem, prática de exercícios, contribui para essa internalização?
João Cardoso - Obviamente uma alimentação leve para esperar o resultado é fundamental, se o resultado não for o que espero, como um mocofato no final da tarde e sou surpreendido com uma derrota horas depois? Uma alimentação leve, pois caso não receba uma boa notícia, não venha a ter uma congestão ou coisa parecida. O dormir bem é algo que se deve fazer independentemente de qualquer coisa, faz bem a todos, principalmente quem vai trabalhar domingo de 6 horas da manhã até a meia-noite, tem que dormir bem na noite de sábado, sem curtição sábado à noite, é dormir para trabalhar bem no dia seguinte.
CN – O sono faz bem até para aquele eleitor mais ansioso?
João Cardoso - Dormir faz bem em qualquer ocasião, a falta do descanso mental nos deixa estressados, nervosos, se você dorme bem a noite, o corpo fica leve, preparado para o dia seguinte, podendo exercer qualquer atividade, inclusive receber resultados que não gostaria, mas estando com a mente leve por ter dormido bem a noite, quem não dorme a mente pesa, e fico sem a preparação física e mental para exercer atividade ou receber qualquer resultado negativo.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas