Quinta, 21 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Palco Cultural Eu faço parte

"Tenho uma história com Feira de Santana", diz Lutadora do UFC, Virna Jandiroba

Eu faço parte desta história

02/09/2022 22h46 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

Campeã mundial de MMA pelo Invicta FC, lutadora TOP 10 do peso palha feminino do UFC, maior organização de MMA do mundo, Virna Jandiroba é mais uma que migrou para Feira de Santana e aqui criou raízes. A atleta que vinha diariamente a Princesa do Sertão para estudar na Universidade Estadual de Feira de Sanatana(UEFS), decidiu morar em definitivo na cidade em 2015 e desde então segue representando Feira em diversos eventos nacionais e internacionais através do esporte.

A lutadora Virna Jandiroba foi convidada pelo Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade FM de Feira de Santana para participar da série de reportagens especiais com  mais uma edição do “Eu faço parte dessa história, em alusão aos 188 anos de Feira de Santana, 74 da Rádio Sociedade e aos 17 anos do jornalista Luíz Santos, apresentador do programa.

“Eu sou de Serrinha, mas estudei  na UEFS e tenho uma história com a cidade antes mesmo do MMA, mas desde que eu entrei no MMA que fui pra Feira de Santana,  minha história dentro da modalidade tem uma relação muito forte com Feira. Eu fui abraçada pela cidade, tenho grandes amigos aqui, fui abraçada pelo Geral Fight (programa de rádio especializado em artes marciais) que foi o primeiro jornal que começou a me acompanhar e me acompanha até hoje,  só tenho que agradecer a Feira de Santana.  Me sinto  feirense também. Que me perdoem os serrinhenses, mas eu me sinto assim. Moro em Feira hoje e sou muito agradecida por esse acolhimento e suporte que a cidade me dá”, conta.

Virna admite que relação profunda com Feira de Santana, acaba confundindo até mesmo em suas apresentações pelo UFC. E ela destaca o orgulho que sente por representar acima de tudo o Nordeste na maior organização de MMA do mundo.  “Até na minha apresentação do UFC a galera fala : ‘ Virna Jandiroba de Serrrinha/ Feira de Santana’. Porque na verdade eu moro em Feira e a academia que eu treino e represento é a Fight House que está em Feira de Santana, acaba que rola essa confusão. Mas enfim, o meu coração também é feirense e eu acho maravilhoso esse reconhecimento.  Essa representação do Nordeste, independentemente de ser em Feira ou em Serrinha é uma maravilhosa.”, brincou a lutadora.

Virna Jandiroba faz parte da Team Velame – Fight House, academia do mestre Renato Velame, que é soteropolitano e além de ter montado a sua academia também trabalha para a expansão das artes marciais em Feira de Santana. E a Fight House vem recebendo diversos atletas de várias partes do Brasil e do mundo trazendo lutadores de países como Argentina, Peru e Paquistão, etc. “Na verdade, eu acho maravilhoso, mas acaba que é uma consequência do nosso trabalho. É uma retribuição também pelo fato de a cidade ter me acolhido, da academia também. É muito interessante, porque o Velame (Renato Velame – líder da Fight House) também não é de Feira, mas veio para cá e estabeleceu a academia aqui, então isso é muito legal porque a cidade acolheu a academia, acolheu e tem acolhido os atletas. Tem muitos outros atletas que também tem vindo para a Feira de Santana que estão no UFC também, como por exemplo a Yasmin que é do Ceará, mas está em Feira. Mas acredito que é importante a cidade dar esse suporte, é o que faz possível a gente chegar e consequentemente levar o nome da cidade, falar sobre a mesma lá fora. Eu acho que acaba que é uma consequência desse acolhimento.”

Virna afirma que é fundamental para o atleta fazer campings de treinamento em outros lugares, mas destaca a importância também de se preparar e trazer outros lutadores para a cidade.  “Quando eu fiz um camping quando eu fui lutar contra a Mackenzie, foi interessante a gente fazer o processo contrário e eu fiquei tipo pensando nisso. A gente trouxe as meninas do Rio de Janeiro, a gente fez o treinamento  em Feira, e isso pra mim foi muito representativo, porque a gente estava fazendo um movimento contrário, é incrível a gente poder fazer isso. a gente poder ter esse suporte, eu acho fundamental e eu agradeço muitíssimo.”, lembrou.

Um dos pontos que a atleta busca valorizar é a relação com as pessoas, e é justamente a relações interpessoais e o acolhimento recebido por ela em Feira de Santana, são pontos que despertam a gratidão da lutadora. “Olha eu costumo me relacionar, conectar muito com as pessoas e gostaria até de falar individualmente a cada pessoa de Feira de Santana que torce por mim. É muito maravilhoso sentir o carinho das pessoas, dos meus amigos. Eu passo na rua e é muito interessante a galera fala ‘eu vi você lutando’ e essa relação para mim é algo que que eu valorizo bastante, que eu agradeço muito mesmo. Quero mandar um abraço carinhoso para cada pessoa individualmente, sintam o meu carinho, sintam-se abraçados e recebam o meu agradecimento por esse acolhimento, sou Virna Jandiroba, eu também faço parte dessa história”.

Atualmente Virna Jandiroba é a lutadora TOP 10 da categoria peso palha feminino do UFC

 

Reportagem Jessica Campos 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.