Quinta, 18 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Mundo Tragédia

Terremoto deixa quase trezentos mortos

Centenas de pessoas ficaram feridas

22/06/2022 05h57 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
 Foto: Reprodução / Twitter
Foto: Reprodução / Twitter

Um forte terremoto matou pelo menos  294 pessoas no Afeganistão nesta quarta-feira (22), informaram autoridades, acrescentando que centenas de pessoas ficaram feridas e que o número de mortos e feridos deve aumentar à medida que as informações chegam de aldeias remotas nas montanhas.

O terremoto ocorreu a 44 km da cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O Departamento Meteorológico do vizinho Paquistão informou que o tremor atingiu magnitude em 6,1. O USGS informou que o sismo teve magnitude 5,9.

Imagensda mídia afegã mostraram casas reduzidas a escombros e corpos cobertos por cobertores no chão.

A maioria das mortes confirmadas ocorreu na província afegã oriental de Paktika, onde 255 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, disse Salahuddin Ayubi, funcionário do Ministério do Interior.

Na província de Khost, 25 pessoas morreram e 90 foram levadas ao hospital.

"O número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes", disse o representante do Ministério do Interior.

As autoridades lançaram uma operação de resgate e helicópteros estão sendo usados ​​para alcançar os feridos e levar suprimentos médicos e alimentos, acrescentou.

O tremor também foi sentido no Paquistão e na Índia. Não há relatos imediatos de danos ou vítimas nesses países.

O desastre ocorre quando o Afeganistão enfrenta uma grave crise econômica desde que o Talibã assumiu o poder em agosto do ano passado quando as forças internacionais lideradas pelos EUA estavam se retirando após duas décadas de guerra.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afegão disse que gostaria de receber ajuda de qualquer organização internacional.

 

Fonte G1

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.