Quarta, 27 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação UPT UEFS

Programa Universidade para Todos UEFS - Saiba como participar

Programa retoma o ensino presencial após pandemia

08/06/2022 17h48 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Edvaldo Peixoto
Edvaldo Peixoto

O Universidade Para Todos (UPT) tem sua origem vinculada ao Programa Faz Universitário, conforme Decreto nº 8.583/2003 e o Decreto nº 9.149/04, vinculado ao Programa de Educação Tributária do Estado da Bahia, então coordenado pela Secretaria da Fazenda e desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Tem como um dos seus objetivos aprofundar os conhecimentos da Educação Básica, adquiridos pelos alunos da Rede Pública de Ensino, visando facilitar o acesso destes alunos ao ensino superior. Concebido inicialmente como Projeto, alcançou a condição de Programa, sendo instituído através do Decreto 20.004/2020, de 21 de setembro de 2020.

O Conectado News entrevistou nesta quarta-feira a Coordenadora Pedagógica do UPT, Ana Maria Carvalho dos Santos, que inicialmente, comentou acerca dos cursos disponíveis e como é possível ingressar no programa.

"Temos na UPT a oferta de disciplinas exigidas para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ofertamos aulas na área de linguagem, ciências e tecnologia, matemática, física, química, biologia, redação, línguas portuguesa, espanhola e inglesa, literatura e história, os nossos estudantes são orientados por professores monitores, alunos da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), temos preparado ao longo de 20 anos, alunos que tem ingressado nos mais diversos cursos da UEFS e de outras universidades  estaduais, federais ou privadas".

Ana Maria disse ainda que os alunos pertencentes ao UPT podem candidatar-se a vagas de qualquer instituição de ensino do Brasil, seja ela privada ou pública, não há  obrigatoriedade de permanência no Estado, "Qualquer universidade do Brasil, o Enem é um exame nacional, onde o estudante que está em Goiás, São Paulo, ou qualquer outro Estado da Federação pode se inscrever para uma universidade baiana, quem está aqui em Feira de Santana pode se inscrever para a UEFS ou para a Universidade do Recôncavo ou onde ele desejar", afirmou.

A Coordenadora não soube estipular um número exato de alunos atendidos pelo Programa ao longo desses 20 anos, apenas uma estimativa aproximada, "Durante a pandemia as atividades foram realizadas remotamente, tivemos mais de 70 candidatos que passaram pela UPT que foram aprovados no ENEM com excelentes notas de redação e que foram aprovados nos mais diferentes cursos e universidades. Estamos voltando ao presencial e ofertando as aulas em escolas públicas em Feira de Santana e vamos iniciar a partir de julho nos municípios de Santo Estevão, Amélia Rodrigues e Antônio Cardoso, no município de Lençóis apenas virtualmente, nos demais municípios as aulas serão presenciais, em dois turnos, vespertino e noturno", salientou.

Segundo Ana Maria, os interessados devem procurar as escolas participantes, "Tivemos alunos que fizeram a primeira inscrição no site da SEC (Secretária de Educação do Estado da Bahia) e agora estamos numa fase de matrículas que são realizadas através do site do upt.uefs.br, mas, o aluno interessado também pode se dirigir a escola na qual estamos atuando, O Centro de Educação Profissional Áureo Oliveira Filho, Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, Colégio Dispensário Santana, Colégio Estadual Ernesto Carneiro, Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, Colégio Estadual Odorico Tavares, Colégio Polivalente, Yeda Barradas Carneiro, Tecla Mello, e temos também uma turma na UEFS. Estamos espalhados por diferentes áreas da cidade em parceria com essas unidades e os alunos podem se dirigir as escolas em busca do apoio escolar do UPT UEFS e lá receberão todas as informações e podendo assim efetivar sua matrícula", concluiu.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.