Terça, 05 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Mundo Resgate

80 brasileiros já conseguiram sair da Ucrânia, segundo Itamaraty

Ainda há cerca de 100 brasileiros cadastrados na embaixada de Kiev esperando a saída do país

28/02/2022 13h12 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação/ MRE Itamaraty
Divulgação/ MRE Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores informou, no domingo (27), que cerca de 80 brasileiros já conseguiram deixar a Ucrânia, fugindo da invasão russa. Segundo o Itamaraty, há ainda cerca de outros 100 brasileiros cadastrados na embaixada de Kiev aguardando uma remoção a outras nações.

"Com base em Plano de Contingência atualizado em janeiro de 2022, a Embaixada do Brasil em Kiev está prestando assistência consular a todos os nacionais brasileiros que ainda estejam no país", afirmou o Itamaraty em nota, lembrando que os brasileiros que conseguiram sair da Ucrânia foram, preferencialmente, para a Polônia e para a Romênia." Nos primeiros dias, ante a falta de condições de segurança, estamos implementando a evacuação segura e ordenada", diz o documento.

O texto também detalha outras ações na região para o recebimento de brasileiros: " A Embaixada também estabeleceu posto avançado na fronteira com a Moldova (caminho entre Kiev e Romênia) para recepcionar os brasileiros que porventura cheguem de forma avulsa àquela região fronteiriça. Do lado polonês, a Embaixada em Varsóvia está em contato direto com nacionais que se encontram nas cercanias de Lviv. Já estão naquela área ônibus providenciados pela embaixada brasileira para traslado à capital", explicou.

O Itamaraty informou ainda que o seu grupo de trabalho formado com a embaixada em Kiev e grupo de brasileiros segue buscando contato com os brasileiros no país. A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.

"Há funcionários da embaixada brasileira em Chernivtsi, perto da fronteira ucraniana com a Romênia. Diplomata da embaixada do Brasil na Romênia também se deslocou para a fronteira para auxiliar o traslado, em ônibus providenciado pela Embaixada, de brasileiros para a capital Bucareste", informou a pasta.

Mais cedo, o Itamaraty informou que vai enviar uma missão especial a Varsóvia, capital da Polônia, com o intuito de auxiliar brasileiros que se dirigem ao país vindos da Ucrânia. A pasta disse que serão oito servidores e que eles chegarão "em breve", sem especificar uma data.

Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.