Quarta, 17 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Educação Denuncia

"O professor não está errado por ter a livre docência", diz diretor do Colégio Modelo

Conforme o professor Edvan Pedreira de Oliveira, diretor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

22/11/2021 11h09 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto divulgação
Foto divulgação

 O Projeto de Lei nº. 7180/2014, conhecido como Escola Sem Partido, tem como objetivo combater a doutrinação na sala de aula. Na última sexta-feira (19) uma professora de filosofia de uma escola estadual em Salvador-Ba, recebeu uma intimação policial após abordar temas como  racismo, machismo e questões de gênero e incomodar uma aluna que prestou queixa na delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente alegando que o conteúdo abordado seria ‘esquerdista’. 

Uma situação semelhante aconteceu em Feira de Santana, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Conforme o professor Edvan Pedreira de Oliveira, diretor do colégio, “uma aluna do curso profissionalizante do turno noturno entrou com uma reclamação  na Ouvidoria do Estado  fez  para impor a vontade dela, dizendo que os professores tinham comentários esquerdistas, pois ela defende uma escola sem partido”, disse. 

A Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) considera que as denúncias  ferem liberdade pedagógica. “Reunimos todos os professores e relatamos toda essa situação. O professor não está errado por ter a livre docência, ele pode sim falar, ele não pode ser tolido de sua fala e docência. Professor não vai se dobrar diante de uma situação como essa”, completou o diretor. 

A aluna desistiu do curso profissionalizante, e a situação já foi solucionada. “Ela é uma aluna de ensino superior, e não aceitava esse tipo de fala, visto que ela tem disciplinas que precisam tocar nesse assunto. Procuramos saber o que  realmente  aconteceu e não foi com a aluna falou”, conclui professor Edvan.

 

Reportagem Luiz Santos Engledy Braga 

 

 

 

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Expedito BarbosaHá 2 anos Feira de SantanaQuando ousamos em não discutirmos certos assuntos negamos uma boa parte da população. Existem negros na sociedade? Existem gays?? Cristo foi includente amou a todos. Precisamos de mais amor aos excluidos. Precisamos de mais sentimento cristão. Não de raiva aos nossos irmãos.
MryHá 2 anos Ba?"já foi resolvido". Para quem? E se fosse um comentário "de Direita"?
Roberto FalcãoHá 2 anos Feira de SantanaSeria de bom grado que divulgação dos fatos para análise da sociedade, acho muito pequeno a opinião do Edvan...
DinahHá 2 anos Feira de Santana BahiaSe fosse um comentário de direita, com certeza o professor seria afastado. Interessante como muda o julgamento a depender da lado político.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.