Terça, 12 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Diabetes

Mais de 60 mil pessoas são diabéticas em Feira

Segundo a enfermeira Isabela Machado do departamento de Referência Técnica em Diabetes Melitus

19/11/2021 05h25 Atualizada há 4 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) chama a atenção para o aumento de diabéticos no mundo. Nos últimos 40 anos a doença quadruplicou e a pandemia do Coronavírus deixou os números ainda mais assustadores. 

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes em 2021,a doença foi responsável por 6,7 milhões de mortes em todo o mundo. Preocupado com esse alto índice, o Conectado News, entrevistou a enfermeira Isabela Machado do departamento de  Referência Técnica em Diabetes Melitus da Secretária Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Ao Conectado News, a enfermeira afirmou, "11% da população de Feira de Santana é diabética, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE )temos uma proporção de mais de 60 mil pessoas diabéticas no município, sendo que 22.790 pacientes estão cadastrados nas Unidades Básicas e  frequentam  as consultas regularmente", afirma Isabela.

Questionada se esse aumento de casos é por conta da pandemia, a enfermeira  disse, “a gente teve   casos de complicações do Diabetes, muitas pessoas que precisaram de acompanhamento profissional  ficaram  isoladas em casa com medo  da Covid, porque o Diabetes  é um dos fatores de risco, muitos internamentos ocorrem por complicações da doença, falta de atividade física e alimentação inadequada", diz.

De acordo com a enfermeira o paciente com a doença pode se dirigir qualquer Unidade Básica mais próxima, fazer o cadastro, procurar um agente comunitário ou enfermeiro da unidade de saúde  e se  identificar como paciente com Diabetes , o mesmo passa por uma avaliação médica caso necessário será encaminhado para para um nutricionista ou  grupo de atividade física que ocorre nas unidades  para que o paciente seja monitorado  por uma equipe multiprofissional",disse.

Para  os  pessoas diabéticas terem  qualidade de vida é fundamental  tomar os medicamentos prescritos pelo profissional médico, aderir atividades físicas regulares entre 2 ou 3 vezes por semana e manter uma  alimentação saudável", concluiu a enfermeira.

 

Ouça a entrevista completa com a enfermeira Isabela Machado 

Produção Ana e Reportagem Ana Meire Dias 

 

 

 

 

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Rosana Há 4 anos CuraçáTrabalho muito bom feito pela equipe de saúde. Parabenizo o empenho dos profissionais da saúde que estão empenhados em realizar projetos em pro da bem estar da comunidade.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.