O Departamento de Trânsito do Estado da Bahia(Detran-BA), tem prestado ultimamente um desserviço a população baiana e isso não é de agora por conta da pandemia da Covid- 19. Ao longo do tempo, as reclamações são praticamente as mesmas, taxas de serviços altas ,equipamentos ultrapassados, mal atendimento por parte de alguns funcionários que, com um mal humor horrível, atendem ao cidadão como se estivéssemos pedindo favores, quando na realidade somos clientes e estamos pagando.
Atualmente, o Detran diz estar modernizando seus equipamentos para melhor atender os usuários, porém essa nova mudança não é vantajosa para os clientes, visto que esse órgão não faz mais a entrega de documentação do veículo ou a Carteira Nacional de Habilitação em casa, temos que ir buscar lá no local. Em relação a documentação do veículo, temos que acessar o site do Detran-BA para imprimi-lo, coisa que nem todos sabem fazer, caindo assim nas mãos de atravessadores e pagar outra vez para ter esses documentos em mãos.
Os pátios do Detran, hoje terceirizados, locais para onde os veículos que apresentam alguma irregularidade e são apreendidos, são verdadeiras fábricas de dinheiro, pois você paga até para respirar o ar poluído, são também espaços de muita humilhação, onde você não tem direitos, só deveres a pagar taxas as quais são absurdas.
Outro problema enfrentado pela população é para tirar a primeira habilitação ou para fazer a renovação, pois as clinicas médicas credenciadas ao Detran, em sua maioria, possui equipamentos ultrapassados, sujos e também profissionais despreparados para lidar com o público, atendendo muito mal o cidadão.
O atendimento por hora marcada não existe. Marcam, mas não cumprem. Você perde praticamente uma manhã para resolver algo que seria resolvido em trinta minutos ou no máximo uma hora e agora o sistema biométrico está caindo a todo instante, não conseguindo fazer o reconhecimento das digitais, ou seja, você tem que tentar várias vezes para que o sistema possa reconhecer suas digitais .
Diante das reclamações que recebemos contra o Detran, principalmente sobre a questão da biometria nas clinicas credenciadas, recebemos a seguinte resposta por parte do órgão:
“O Detran-BA está modernizando o sistema, com a implantação do servidor de validação biométrica, para maior segurança na identificação dos condutores. A mudança tem provocado inconsistências no sistema, no momento da biometria para quem procura as clínicas de trânsito. A medida cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados ( LGPD), que passou a vigorar em setembro, com normas específicas sobre as condições e limites na coleta, guarda e tratamento das informações dos cidadãos. O setor de tecnologia da informação do Detran-BA está trabalhando em mutirão para normalizar a situação”.
Confesso que essa resposta não nos convence. Esperamos melhorias urgentes no Detran da Bahia e nos seus prestadores de serviços, pois já que pagamos impostos e taxas altas, por isso somos realmente merecedores de respeito e de bom atendimento .
Por Luiz Santos
Conectadonews.com.br
Foto:Divulgação
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado