Sexta, 26 de Abril de 2024
(75) 99168-0053
Saúde Maconha

"Cannabis é comprovada cientificamente não há porque ter preconceito", afirma farmacêutica

Farmacêutica Rafaela Dantas

27/08/2021 05h10 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

O uso da Cannabis medicinal é um tema que tem ganhado mais espaço na sociedade e também nos órgãos públicos. A planta e seus extratos têm sido aliados para o tratamento e alívio de sintomas de diferentes condições e doenças para pessoas no mundo inteiro. 

Mas existem muitas dúvidas sobre esse tratamento terapêutico,com objetivo de tirar dúvidas sobre a temática, o Conectado News e o programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM entrevistaram a Farmacêutica Rafaela Dantas,que nos informou "a Cannabis sativa é um nome cientifico que é dado a planta conhecida popularmente como Maconha", afirma.

Segundo Rafaela para fazer uso da Cannabis o médico pode passar o (THC) que é um dos princípios ativos que é extraído da Cannabis que trata diversas doenças, a exemplo da epilepsia e dores relacionadas ao câncer e enfermidades  crônicas", conta 

"Na verdade esse principio ativo já é formulado por diversas  indústrias em nível internacional, isso já é disseminado em outros países, inclusive o uso mais recreativo,mas no Brasil não é liberado.O uso medicamentoso é comprovado cientificamente,então não há porque ter preconceito com o uso da Cannabis", explica Rafaela.

De acordo com Dantas "existem medicamentos de controle especial que são vendidos apenas com receita médica, a Cannabis vai ser vendida sob o  mesmo regime, sendo encontrado apenas em farmácias  ou drogarias de manipulação", relata.

Questionada sobre possibilidade de plantar a Cannabis em casa  após a liberação para uso medicinal, a especialista afirmou"não pode  plantar em casa, se plantar é enquadrado de forma criminal para as  universidades realizarem pesquisas é preciso de autorização específica para estudo sobre a planta",explica

  Eficácia 

De acordo com a profissional,a maconha é eficaz para diversos tipos de doenças, mas hoje em dia usa-se  muito  em crianças que  sofrem com epilepsia, os dados científicos mostram que  existem eficácia bastante significativa, assim como as patologias  crônicas e câncer. Para  fazer uso do medicamento é preciso da prescrição do profissional médico", ressalta.

Sobre a aplicação da Cannabis,a farmacêutica disse que tem diversas formas, em comprimido,solução oral, inclusive pode usar de forma terapêutica,mas  ainda não está autorizado no Brasil, só em outros países. No Brasil a forma mais requisitada é a oral". finalizou Rafaela  Dantas

 

Reportagem Reginaldo Lima e Ana Meire Dias 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.