Uma nova diretriz reconhecida por três sociedades médicas passa a enquadrar como pré-hipertensção valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 (120-139 mmHg sistólica e/ou 80-89 mmHg diastólica). Antes vistos como valores normais, esses números agora exigem atenção médica.
O objetivo da reclassificação é reforçar a prevenção antes da instalação total da doença. Nessa fase, os médicos devem recomendar mudanças no estilo de vida e, dependendo do risco do paciente, podem até receitar medicamentos.
O documento, divulgado nesta quinta-feira (18) no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas