A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inicia, nesta terça-feira (9), o semestre letivo 2021.2 para estudantes de Graduação e Pós-Graduação. As incertezas dos desdobramentos da pandemia de Covid-19 trazem muitas expectativas. Da comunidade acadêmica às populações atendidas pela Universidade, a retomada aos encontros presenciais é o que mais se espera. Mas, com um processo de vacinação ainda em curso no país, a Pró-reitora de Graduação da Uefs, Fabiana Bertoni, recomenda cautela.
“Com planejamento e articulações intersetoriais a Uefs está acompanhando diferentes situações conforme suas especificidades. Para isso, temos três frentes de ações. O Comitê Emergencial de Crise da Pandemia da Covid-19, o Comitê para o Plano de Ação para Retomada e o Comitê de Biossegurança. Assim, avaliamos indicadores de urgência para intervenções e dos diagnósticos de necessidades conforme demandas dos diferentes setores e departamentos da Universidade”, expõe. Bertoni frisa ainda que todos os incentivos e apoios possíveis estão sendo assegurados pela Uefs aos estudantes – entre alguns, a concessão de equipamentos, como computadores e tabletes, e planos de internet, a partir de critérios estabelecidos nos editais publicados pela Instituição. Além disso, a assistência aos estudantes com deficiência está sendo realizada com auxílio de outros discentes bolsistas convocados pela Uefs também através de editais.
A Pró-reitora de Graduação informa que os estudantes em estágio curricular e que integram equipes multiprofissionais em unidades de Saúde, dentro e fora do campus da Uefs, estão sendo previamente vacinados. A previsão é que até o mês de setembro os estudantes e profissionais que atuam pelo Departamento de Tecnologia também possam realizar algumas atividades práticas nos espaços da Instituição, a partir do que foi criteriosamente analisado pelos comitês da universidade, “mas cumprindo todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde pública”, conclui Fabiana Bertoni.
Em nova fase de adaptações, mais de 60 disciplinas são ofertadas entre os cursos de Graduação. “Estamos mais confiantes. Tivemos a experiência de pandemia no período anterior e foi tudo novidade. Mas me senti acolhido pelos professores e colegas, que foram muito empáticos”, conta Everton Alexandre Anunciação, que iniciou o curso de Letras Vernáculas no começo deste ano, quando instituições de educação de todo o país já estavam atuando por ensino remoto. “Sinto falta de estar com os colegas. Mas tivemos sorte, porque somos unidos e criamos laços de solidariedade para atravessar essa fase difícil”, afirma Pâmela dos Santos Porto, que também é aluna de Letras Vernáculas e ingressou em 2021.1.
“Um grande desafio é o retorno parcialmente presencial”, avalia Nélia Sampaio. O que a coordenadora do colegiado de Odontologia da Uefs frisa não é ainda sobre o retorno integral de toda a comunidade acadêmica, e sim, dos funcionários, professores, estudantes dos cursos da área da Saúde, mas também dos atendimentos odontológicos tradicionalmente realizados para os cidadãos nas unidades clínicas da universidade. “Já tivemos experiências bem exitosas quando aprendemos a lidar com as condições impostas pela pandemia, desde o primeiro semestre do ano passado. Recebemos um bom retorno dos professores, funcionários e estudantes, que avaliaram de forma positiva as medidas que adotamos, evitando que a universidade parasse”, relata.
A docente reforça que a Uefs tem se planejado em atendimento a todos os estudantes, nas mais diversas áreas. No entanto, explica que há especificidades de realização das atividades acadêmicas para os cursos da Saúde, “que estão sendo devidamente respeitadas pela universidade”, enfatiza. “Dos 48 componentes curriculares, 27 estão organizados para acontecer de forma remota. Mas, desse conjunto, 21 serão realizados em modelo híbrido, dos quais alguns envolverão teoria e prática de forma remota e outros irão requerer o desenvolvimento de práticas em algumas instalações da Uefs. Faremos rodízio de atendimentos aos cidadãos e de distribuição dos estudantes entre os momentos síncronos e assíncronos”, explica a professora de Odontologia.
As aulas do semestre letivo 2021.2 serão encerradas no dia 11 de dezembro.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo