A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), inaugurou nesta segunda-feira (02) cinco Laboratórios de Tecnologias, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Os laboratórios foram equipados através de emenda parlamentar do deputado federal, Zé Neto,(PT), no valor de R$ 1 milhão.
Foram entregues os Laboratórios de Manufatura Avançada; de Processamento em Alimentos; de Energias; de Instrumentação e Mecatrônica; e de Caracterização de Materiais.
De acordo com o diretor do campus da UFRB em Feira, Jacson Machado, esses laboratórios contribuirão para criar oportunidades através da educação. “Estamos entregando equipamentos de tecnologia, que vão permitir o fomento de equipamentos industriais, para gerar emprego e renda, para que todo Portal do Sertão, Bahia e Brasil, vejam o quanto a Universidade Pública contribui para o desenvolvimento nacional”, conta
Da solenidade presencial, participaram o reitor, professor Fábio Josué; o vice-reitor, José Mascarenhas Bisneto; o diretor e o vice-diretor do CETENS, respectivamente, professores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos; os coordenadores de cursos ministrados no campus Feira de Santana; o deputado federal Zé Neto, entre outras autoridades.
O campus da UFRB em Feira possui seis cursos de graduação, dois de especialização e cerca de mil estudantes, atualmente está em uma na sede provisória no Bairro SIM. “Estamos trabalhando para avançar em termos de estrutura física, em termos de disponibilização de mais vagas para permitir uma maior inclusão. Entendemos que a conjuntura política no momento é um pouco desfavorável, estamos sonhando, mas também estamos trabalhando na perspectiva de dotar os espaços que temos aqui nesse campo de melhor infraestrutura e com melhores equipamentos”, disse o reitor da UFRB, professor Fábio Josué em relação a construção de um Campus em Feira de Santana.
Dentre os benefícios gerados pelos laboratórios se destacam a ampliação e consolidação das competências em ciência, tecnologia e inovação no Campus; afirmação do Campus como provedor de ciência no Portal do Sertão; a ampliação de projetos no nível de iniciação científica e de extensão; o fortalecimento e surgimento de novos cursos de pós-graduação; o aumento do fomento, da inovação e do empreendedorismo na comunidade acadêmica; a ampliação de parcerias com a iniciativa privada; o estímulo ao desenvolvimento de habilidades de tecnologia, inovação, gestão e empreendedorismo em futuros engenheiros, tecnólogos e licenciados; e a possibilidade de realização de experimentos e aulas práticas, permitindo que os alunos visualizem as hipóteses e assimilem o que ensinado em aula teórica.
O professor Wilon Mazalla, do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo, relata a importância de um laboratório para o fortalecimento da agricultura familiar. “É o curso da área de alimentos voltado para agricultura familiar, os nossos estudantes vêm das áreas rurais e o objetivo é fortalecer as associações, grupos cooperativos e a agricultura familiar. O princípio é promover bases ecológicas para que promova no campo processos de sustentabilidade”, relata.
Segundo o deputado federal Zé Neto (PT), mais emendas serão destinadas com o objetivo de ampliar a tecnologia, sustentabilidade e inclusão. “Vamos fazer mais destinação de emendas, e vamos trabalhar para trazer mais estrutura e recurso e garantir que a UFRB dê os saltos. Cada passo dado pela UFRB quem ganha é a comunidade e a ciência”, concluiu o deputado.
Reportagem Luiz Santos e Engledy Braga
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo