Quinta escola reformada e entregue na zona rural no último mês, a Escola Municipal Cândido Vitoriano de Cerqueira, na localidade do Escoval, no distrito de Humildes, foi totalmente transformada,na sexta-feira, 30, a comitiva do prefeito Colbert Martins visitou a unidade de ensino. Graças a reforma, a escola dobrará o número de vagas oferecidas aos estudantes.
A unidade de ensino poderá matricular 150 alunos para o ano letivo 2021, previsto para ser iniciado no próximo mês de agosto. A escola, que foi fundada em 1986, contava com três salas de aula e agora passa a ter cinco.
Com a reforma, o prédio também ganhou uma sala de recursos multifuncionais e novos espaços como diretoria, sala dos professores, biblioteca, depósito de material de limpeza, sanitário para pessoas com deficiência e para funcionários. Além disso, a unidade de ensino agora conta com uma cozinha mais ampla e uma despensa.
“É uma escola nova, agora com condições adequadas para os estudantes e professores, as mesmas que oferecemos em outras escolas localizadas na sede. Todo o investimento importante para contarmos com os melhores resultados na educação municipal”, ressalta o prefeito Colbert Martins. O gestor complementa que é “grato por presenciar momentos como este”.
Para a secretária de Educação, professora Anaci Paim, a entrega das cinco unidades na zona rural é um importante avanço para o município.
“Significa que as escolas estão prontas e aptas para o desenvolvimento do projeto pedagógico com maior eficácia e qualidade. Precisamos oferecer à comunidade um ambiente preparado e uma estrutura que seja adequada para todas as ações pertinentes à educação pública”, pontua Anaci.
Compromisso com a educação
A diretora da Escola Cândido Vitoriano, professora Maricelia Brito Andrade, vibrou com a entrega do novo prédio.
“Agradeço ao prefeito pelo compromisso com a educação, este é visível diante da transformação desta escola. Quem conheceu nossa unidade antes percebe nitidamente que temos um diferencial enorme”, agradece a gestora.
Maricelia ratificou seu compromisso com a educação local. “A estrutura física não é suficiente para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade, por isso, me comprometo a zelar e cuidar deste patrimônio”, afirmou.
A comunidade também espera cuidar bem do novo prédio. “O prédio ficou muito lindo, amplo, com vários ambientes. Espero que todos conservem e valorizem”, deseja Marizete dos Santos Reis, moradora e membro da família que nos anos 1980 doou o terreno para a construção da escola.
“Aqui era uma área de plantação, não tinha nem energia elétrica na época. Minha família doou o terreno e o avanço começou a vir. Mas antes a situação era precária. Sempre sonhamos com melhoras e esse desejo foi realizado, não tem como não ficar feliz”, conta Marizete.
Além dos secretários municipais de várias pastas, o presidente da Associação de Moradores do Escoval, José Neri, e os vereadores Petrônio Lima e Fabiano da Van também prestigiaram a visita à escola.

Inclusão Vinte alunos da rede municipal de ensino cegos ou com baixa visão, são contemplados com óculos de última geração
Professor Professor tem que ser bem remunerado, afirma ministro da Educação Camilo Santana
Educação “Prejudica a educação”, diz deputado Robinson Almeida em audiência no MP sobre descumprimento da lei do magistério pela prefeitura de Feira
Educação Feira de Santana marca presença em evento internacional voltado a educação infantil
Feira de Santana Uefs realiza Pré-Marcha das Mulheres Negras em Feira
Feira de Santana Prefeitura realiza ação educativa em Festival Literário de Feira de Santana 
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva