Oportunidade. A palavra descreve bem o que representa os cursos profissionalizantes para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na iniciativa que é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. O início da qualificação para os alunos que fizeram inscrição aconteceu na tarde de quarta-feira, 29, com aula inaugural, na Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, no bairro Baraúnas. Duzentos estudantes garantiram vagas nos cursos.
“Para mim, esta é uma nova oportunidade tanto de emprego quanto de superação pessoal. É a chance de mostrar para as pessoas que podemos ser alguém na vida e mostrar que nunca é tarde para estudar”, afirma a estudante Ana Vitória Cortez, da Colombia, que veio morar em Feira de Santana há dois anos; ela é aluna da Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos.
O curso que Ana escolheu foi o de Cuidador de Idosos. Ela já atende a uma idosa, mas não tem formação técnica, então, a capacitação acabou se tornando o ensejo perfeito para sua atuação profissional.
“Agora posso me certificar e ter melhores oportunidades de emprego e de salário. Isso, aliado ao fato de que em breve vou terminar o Ensino Fundamental, que é essencial em qualquer área. Quem sabe no futuro posso fazer enfermagem, me aperfeiçoar ainda mais no cuidado com as pessoas”, planeja a estudante.
CURSOS SÃO MINISTRADOS PELO SENAC
A formação profissional é oferecida pela Seduc e as aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, em três escolas da Educação Municipal: além do Antonio Elói, no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim, que fica no centro; e Ana Brandoa, no Tomba.
Todo o curso e materiais didáticos são gratuitos. A formação foi oferecida inicialmente aos estudantes do estágio cinco da EJA – que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais.
“Ao final da qualificação os estudantes terão certificação válida em todo o território nacional. São 200 novas oportunidades que foram distribuídas entre formações técnicas para porteiro e vigia, promotor de vendas, recepcionista e cuidador de idosos”, destaca Angélica Dias, gestora do Senac em Feira de Santana.
“Escolhemos estes cursos porque o mercado de atuação nestas áreas está sempre em crescimento no país, apesar da pandemia. É a abertura de caminhos para os nossos estudantes que terão melhores resultados e posicionamento de mercado a partir do acesso a uma formação reconhecida em todo o Brasil. O conhecimento é algo que ninguém nos tira”, orientou a professora Anaci Paim, secretária de Educação durante a aula inaugural.
MAIS VAGAS
A expectativa da Seduc é oferecer um número maior de vagas a partir de agosto com a criação de novas turmas, explicou a professora Rosana Falcão, diretora do Departamento de Ensino. Além das especialidades citadas, outras áreas profissionais serão adicionadas.
A diretora regional do Senac na Bahia, Mariana Almeida, deu as boas vindas aos estudantes e garantiu que há boas opções no mercado de trabalho para aqueles que buscam qualificação.
“Desejamos que os alunos tenham a melhor formação e que sejam felizes em suas escolhas nos futuros empregos”, aposta. A superintendente de Educação Profissional Senac, Ana Rita Andrade, também visitou os cursos.
Inclusão Vinte alunos da rede municipal de ensino cegos ou com baixa visão, são contemplados com óculos de última geração
Professor Professor tem que ser bem remunerado, afirma ministro da Educação Camilo Santana
Educação “Prejudica a educação”, diz deputado Robinson Almeida em audiência no MP sobre descumprimento da lei do magistério pela prefeitura de Feira
Educação Feira de Santana marca presença em evento internacional voltado a educação infantil
Feira de Santana Uefs realiza Pré-Marcha das Mulheres Negras em Feira
Feira de Santana Prefeitura realiza ação educativa em Festival Literário de Feira de Santana 
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva