Sábado, 11 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Premiação

Projeto da Santa Casa de Feira de Santana ganha prêmio regional

Projeto “Cuidar Até o Fim”, da Santa Casa de Feira de Santana, conquista prêmio no Benchmarking das federações da Bahia e Sergipe

10/10/2025 18h55
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Ascom
Ascom

O projeto “Cuidar Até o Fim”, desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, conquistou o Benchmarking da FESFBA, federação que representa os hospitais e as instituições filantrópicas da Bahia. A entrega do prêmio aconteceu nesta quinta-feira (9), durante o III Congresso Cearense de Hospitais e Entidades Filantrópicas, em Fortaleza.

Apresentado pela provedora da instituição, a médica Fernanda Reis, o projeto foi considerado o mais relevante da categoria Humanização, despertando a emoção do público e do júri que aplaudiu a iniciativa e a destacou como uma das mais surpreendentes da edição 2025 do Benchmarking. O evento reuniu cases de sucesso de entidades filantrópicas da Bahia e do Ceará.

De iniciativa da própria provedora, uma estudiosa dos Cuidados Paliativos, o projeto Cuidar Até o Fim nasceu com o propósito de levar acolhimento, afeto e dignidade aos pacientes que estão em tratamento de doenças graves ou limitantes, transformando o modo como o cuidado é oferecido nos momentos mais delicados da vida. Desde então, o projeto tem promovido experiências que resgatam o sentido de presença, amor e espiritualidade, tanto para os pacientes assistidos pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara, que é mantido pela Santa Casa, quanto para seus familiares e cuidadores.

Entre as ações recentes realizadas no âmbito do projeto destaque para o “Jantar do Amor”, um encontro especial realizado na própria Santa Casa, com música, evangelização e um ambiente de profunda emoção e empatia. Participaram pacientes, acompanhantes e profissionais de diversos setores do hospital; 

A provedora cita também a visita à Expofeira deste ano, momento em que a equipe se mobilizou para promover o passeio de alguns pacientes em cuidados paliativos para que pudessem vivenciar momentos de alegria e diversão. 

O Benchmarking da FESFBA, que premiou seis categorias — Inovação e Tecnologia, Governança Corporativa, Pesquisa Assistencial, Humanização, Gestão de Custos e Socioambiental — reconheceu três vencedores da Bahia e três do Ceará. Na categoria Humanização, o case da Santa Casa de Feira de Santana destacou-se pela profundidade e pela forma como reafirma o valor da empatia no cuidado em saúde.

“Estamos felizes por contar com o empenho da nossa equipe neste projeto que reforça o sentido de humanização numa instituição de caráter filantrópico e por vivenciar com tanta ênfase os princípios dos cuidados paliativos. Sem humanização e empatia, o nosso trabalho não teria o menor sentido. Além disso, reforçamos o propósito da Santa Casa de Feira de Santana, que é cuidar de vidas e nutrir esperança”, ressaltou a doutora Fernanda Reis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.