Quarta, 08 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Dia do Nordestino

Dia do Nordestino: apesar de importante, maioria das pessoas não tem conhecimento da data

Data comemorada no dia 8 de outubro

08/10/2025 11h37
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Onildo Rodrigues
Onildo Rodrigues

Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão

Dia 8 de outubro se comemora o Dia do Nordestino, povo reconhecido como um dos mais resilientes, intelectuais e produtores de cultura. Terra de Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga, Graciliano Ramos, Assis Chateaubriand, Caetano Veloso, Gal Costa, Paulo Freire, Irmã Dulce, Zumbi dos Palmares, Rachel de Queiroz, Marechal Deodoro da Fonseca, Castro Alves, Jorge Amado, entre outros tantos.

A data é comemorada em 8 de outubro em homenagem a Patativa do Assaré, poeta que completou seu centenário na data de promulgação da lei municipal, em São Paulo, no ano de 2009, também sendo apontada como homenagem ao poeta Catulo da Paixão Cearense, mas no Projeto de Lei criado pelo Senado Federal.

A data inicialmente foi promulgada pela Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo em 2009 para homenagear o povo nordestino que compôs grande parte da história da cidade. No entanto, essa lei foi revogada em 2019 e transferiu as comemorações do Dia do Nordestino para 2 de agosto, dia do nascimento de outro ícone do Nordeste, Luiz Gonzaga.

No entanto, apesar da mudança, 8 de outubro passou a ser utilizada por estados do próprio Nordeste para celebrar o povo nordestino e sua cultura. Nenhum estado nordestino, no entanto, oficializou a data como lei e feriado, ou seja, as comemorações são apenas em cunho alusório ao dia 8 de outubro.

Apesar da importância, muitas pessoas não tem conhecimento da data. Em Feira de Santana, entrevistamos pessoas aleatórias na Praça do Nordestino, e nenhuma delas tinha ciência do que se comemora neste dia.

Rosemeire da Cruz - "Não sei lhe responder. Para mim, é uma data esquecida, a Praça que leva esse nome não lembra em nada as características do Nordeste".

Daniela Diniz - "Não sabia da comemoração e a praça não remete nada ao nome".

Maria Helena, natural de Brumado/SC - dia de um povo que tem coragem de vencer na vida, trabalhar, em qualquer lugar que estamos, vamos para frente, mas aqui, alguns não crescem, porque são acomodados".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.