Quarta, 08 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Passarela

De luta contra o câncer de tireoide à passarela: a história inspiradora de Maria Eduarda Souza Cardoso

Durante anos, a família enfrentou incertezas. Exames inconclusivos só deram resposta definitiva em maio de 2023, quando a cirurgia revelou dois tipos de carcinoma na tireoide

08/10/2025 11h18 Atualizada há 3 horas
Por: Mayara Naylanne
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

Aos 19 anos, Maria Eduarda Souza Cardoso, moradora da zona rural de Feira de Santana, participa do concurso Miss Brasil Beleza Internacional, representando a Bahia. A jovem enfrentou uma batalha ainda maior fora das passarelas: aos 11 anos, foi diagnosticada com câncer de tireoide, que exigiu cirurgia e acompanhamento médico rigoroso.

Durante anos, a família enfrentou incertezas. Exames inconclusivos só deram resposta definitiva em maio de 2023, quando a cirurgia revelou dois tipos de carcinoma na tireoide. “Para mim, foi um choque. Meu pai havia falecido de câncer, e achei que meu chão tinha desabado”, lembra Maria Gorete dos Santos Souza, mãe de Maria Eduarda.

Graças ao tratamento cirúrgico, todo o câncer foi removido, evitando quimioterapia ou radioterapia extensiva. Hoje, Maria Eduarda mantém acompanhamento médico, hábitos saudáveis e atividades físicas regulares. “Ela sempre foi determinada e emotiva, enfrentou tudo com coragem e sem medo de trabalhar ou ajudar em qualquer tarefa”, conta a mãe.

Mais do que vencer o câncer, Maria Eduarda sempre foi incentivada a perseguir seus próprios sonhos. Antes do concurso, cursava Publicidade e Propaganda na FAT, mas trancou temporariamente a faculdade para se dedicar ao Miss Brasil. “Nunca disse para minha filha que ela tinha que seguir um caminho específico. Sempre apoiei os sonhos dela, e hoje vejo o quanto isso é importante”, afirma Maria Gorete.

Em 2024, Maria Eduarda foi coroada Miss Feira, e, por meio de uma seleção interna da comissão do concurso, ganhou a oportunidade de representar a Bahia no Miss Brasil. Desde 2 de outubro, está confinada no Rio de Janeiro, participando de atividades do concurso, até o momento final do desfile, quando será escolhida a nova Miss Brasil.

Para a mãe, a participação da filha já é uma vitória: “Independentemente do resultado, ela chegou a um lugar que muitas não chegam. Isso é motivo de orgulho e serve de exemplo para outras meninas da zona rural e para todas as mães.”

Com informações: Onildo Rodrigues

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.