A secretária de Saúde de Feira de Santana, Roberta Santana, destacou nesta segunda-feira (1º) o avanço do município na construção de uma rede de saúde estruturada e integrada, incluindo a construção de uma nova policlínica e investimentos em hospitais da região.
Segundo Roberta, a regulação da saúde é um desafio em todo o país, não apenas na Bahia, e serve para organizar a oferta e demanda de leitos, bem como a atuação das especialidades da rede de urgência e emergência. “A Bahia tem adotado duas estratégias claras: prevenção e promoção da saúde, e a construção de novos hospitais de forma regionalizada e interiorizada”, afirmou.
A secretária reforçou que o fortalecimento da atenção primária é fundamental para evitar que doenças comuns, como diabetes, evoluam para casos graves que sobrecarregam a rede de urgência. “Se a pessoa tem acesso à medicação, ao controle da doença e ao acompanhamento médico, certamente não precisará recorrer à regulação para procedimentos graves, como uma amputação de pé”, explicou.
Roberta destacou ainda os investimentos do governo estadual e federal, citando a ordem de serviço para o Hospital de Serrinha, na região do Sisau, que contará com 150 leitos, maternidade e 45 leitos de UTI. “Só no último ano, foram entregues 48 novos leitos, e há obras em andamento com aporte de R$ 40 milhões para mais 65 leitos, incluindo UTI e serviço de hemodinâmica”, disse. Até o momento, foram reguladas cerca de 208 mil pessoas em 2025.
Sobre a nova policlínica em Feira de Santana, a secretária informou que o projeto surgiu a partir de um pedido do prefeito José Ronaldo, em parceria com o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Rui Costa. A unidade será construída no antigo terreno do DERBA, próximo ao comando do batalhão e a uma nova escola de tempo integral, em uma área de 15 mil metros quadrados cedida para a obra.
“A localização foi pensada para suprir um vazio assistencial e atender a outro extremo da cidade, permitindo que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade. Foi uma parceria entre município, governo estadual e federal, que se comprometeram com o investimento necessário para a construção da nova policlínica”, destacou Roberta Santana.
Com informações: Luiz Santos
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas