A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (7), com apoio do GAECO/BA, a Operação Segunda Camada, visando o cumprimento de mandados judiciais relacionados a fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras.
A ação é um desdobramento da Operação Fake Front, iniciada em maio deste ano, que investigou um grupo responsável por abrir 21 contas com documentos falsos em agências da Caixa em Feira de Santana e Brasília, com o objetivo de obter empréstimos fraudulentos. O prejuízo ultrapassa R$ 1 milhão.
Com a análise do material apreendido na primeira fase, foi identificada uma segunda camada da organização criminosa, que dava suporte às fraudes. Entre os envolvidos estão um policial civil e pessoas que atuavam cooptando gerentes bancários, que forneciam dados sigilosos e facilitavam as operações ilegais.
Nesta quinta-feira, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e um de suspensão do exercício da função para um gerente bancário, além do bloqueio de valores em contas dos investigados. Todas as ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Feira de Santana.
A Corregedoria da Polícia Civil da Bahia também acompanha a operação, devido ao envolvimento do policial.
Os investigados responderão por associação criminosa e estelionato.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado