Sexta, 23 de Maio de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Morte do papa

Dom Zanoni lamenta morte do Papa Francisco e comenta possível sucessão com cardeal brasileiro

​Dom Zanoni recordou encontros pessoais com o Papa, como a entrega do pandeiro da comunidade quilombola

21/04/2025 07h45
Por: Mayara Naylanne Fonte: Olá Bahia
Crédito: Vatican News
Crédito: Vatican News

O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, lamentou profundamente a morte do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21).  Dom Zanoni destacou o legado deixado pelo pontífice argentino, primeiro Papa latino-americano da história da Igreja Católica.

"Embora soubéssemos da fragilidade de sua saúde, fomos surpreendidos com o falecimento. Eu o conheci ainda como cardeal Bergoglio, em Aparecida, durante a Quinta Conferência. Ele foi quem me nomeou arcebispo de Feira de Santana, alguém que marcou profundamente não apenas a Igreja, mas toda a humanidade", disse.

Dom Zanoni recordou encontros pessoais com o Papa, como a entrega do pandeiro da comunidade quilombola da Matinha dos Pretos, e ressaltou a importância de Francisco como figura de referência para além do catolicismo. "Ele é admirado por luteranos, anglicanos, muçulmanos, judeus e até por pessoas sem religião. Foi um líder para este mundo em crise e mudança", afirmou.

Segundo o arcebispo, o pontificado de Francisco provocou uma mudança estrutural na Igreja. "A Igreja não será a mesma depois dele. Foi um Papa reformador, que abriu caminhos, valorizou os pequenos, deu voz às mulheres e propôs uma Igreja em saída, como está na Evangelii Gaudium."

Sobre os trâmites da Igreja após a morte do Papa, Dom Zanoni explicou que as atividades seguem normalmente. "As missas continuam, e na oração eucarística, onde se dizia 'rezamos pelo Papa Francisco', agora será rezado apenas pelo bispo. Rezamos para que Deus nos envie um sucessor à altura, que possa consolar e conduzir a Igreja."

Sucessão e expectativa por um novo Papa latino

Com a vacância do papado, inicia-se o processo para escolha de um novo pontífice. Dom Zanoni comentou a possibilidade de a América Latina voltar a ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica.

"É possível que outro latino-americano seja escolhido. O Papa Francisco nomeou muitos cardeais que compartilham de sua visão de Igreja. Temos hoje oito cardeais brasileiros, sendo sete aptos a participar do conclave e, inclusive, a serem eleitos", destacou, mencionando o cardeal Sérgio da Rocha como um dos possíveis nomes.

Francisco será sepultado de forma simples, como desejava, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, como manda a tradição.

"Foi um Papa que simplificou até os próprios ritos de exéquias. Um homem sensível, que deixa um legado de amor, abertura e justiça social para o mundo", concluiu Dom Zanoni.

Por: Mayara Nailanne 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.