Sexta, 05 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Brasil suplementos

Anvisa proíbe venda de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis

Segundo agência, a planta não é autorizada como constituinte de suplementos alimentares

04/04/2025 06h22
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa quarta-feira (2), a proibição da fabricação, venda, distribuição, veiculação de propaganda, bem como do uso e determinou o recolhimento de suplementos alimentares que tenham a planta ora-pro-nóbis na composição. A medida foi adotada porque a planta ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.

A decisão não afeta o consumo ou comercialização da planta in natura. A ora-pro-nóbis tem tradição de uso na alimentação cotidiana, em especial nos estados de Goiás e Minas Gerais. A planta pode ser consumida de várias formas, como em saladas, sopas, refogados e até em chás.

A agência também apontou irregularidades na venda e na divulgação desses produtos, pelo fato de não seguirem as normas estabelecidas para alimentos. Empresas que descumprirem a determinação poderão sofrer sanções, que incluem pagamento de multa e a apreensão de produtos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.