Sábado, 20 de Julho de 2024
(75) 99168-0053
Saúde Garrafa

Veja como higienizar corretamente a garrafa de água

Os microrganismos estão por todo lado: na boca, no ar que respiramos e nas superfícies que tocamos

07/07/2024 16h38 Atualizada há 2 semanas
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
LuismiCSS/Getty Images
LuismiCSS/Getty Images


Garrafas de água reutilizáveis não higienizadas — como as que carregamos ao trabalho ou à escola — podem representar um risco para a saúde. De acordo com especialistas, quando os recipientes não estão com a higiene em dia, diversos microrganismos, incluindo bactérias e até mesmo fungos, podem ficar abrigados ali e causar algum dano à saúde.
Os microrganismos estão por todo lado: na boca, no ar que respiramos e nas superfícies que tocamos com as mãos (e depois levamos as mãos para as garrafas, potencialmente transportando os microrganismos para ela). Tudo isso pode resultar em uma contaminação do interior da garrafinha.
“Podemos ter uma série de doenças relacionadas a essas a ingestão de microrganismos, sendo as mais frequentes as doenças intestinais, como diarreia, vômito e infecções”, explica a professora Viviane Alves, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB – UFMG).
Mas não é preciso jogar a garrafinha fora. Alguns cuidados simples e rápidos podem garantir que ela continue sendo sua parceira na hidratação.
Veja o passo a passo para limpar sua garrafa de água
Todos os dias
Lave a garrafa: use água e detergente neutro. Uma esponja ou escova de cerdas que ajudem a alcançar todos os cantinhos dentro da garrafa.
Enxágue bem: remova todo o sabão para evitar gosto residual e possíveis reações alérgicas.
Seque completamente: após a lavagem é importante deixar a garrafa aberta em um local arejado para secar e, assim, evitar a proliferação de microrganismos.
“As garrafinhas que possuem canudos requerem ainda mais cuidado porque nesses canudos ficam resquício de saliva e os microrganismos podem crescer ali. Então é importante lavar também esses componentes menores dessas garrafinhas que têm esses acessórios”, acrescenta Viviane.
Uma vez por semana
Faça uma limpeza profunda: prepare uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Mergulhe a garrafa na solução por 30 minutos.
Enxágue e seque: após esse período, faça uma lavagem na garrafinha com água e sabão, como a limpeza diária.
“Usar água e sabão e a água sanitária é o suficiente para a higienização total. Não existe a necessidade de fazer uso de água quente ou vinagre, até porque este último apresenta muita acidez e pode danificar o material da garrafa”, acrescenta Alexandre Inácio Cruz, microbiologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
Se a garrafa estiver com algum cheiro desagradável e o odor persistir mesmo após a limpeza mais profunda, o indicado é descartar a garrafinha e adquirir uma nova.
“Não existe um modelo que tenha menos propensão de causar problema, porém, garrafas que no seu design apresentam ranhuras ou fissuras podem apresentar maior acúmulo de matéria orgânica e maior dificuldade na hora da limpeza, o que pode facilitar a presença de bactérias”, explica Alexandre.

 

Fonte CNN Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.