Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Famosos Futricando

Músicas ruins no topo do Spotify? Denúncia descobre máfia de artistas e gravadoras

O caso envolve pagamentos de até R$ 200 mil de artistas e empresários para ver suas músicas no topo.

14/03/2024 16h05
Por: Futricando
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Já se pegou pensando como uma música sem qualidade, envolvência e letra está entre uma das mais executadas na plataforma Spotify? Esta semana a imprensa brasileira vem denunciando que artistas e gravadoras estão utilizando robôs para gerar reproduções e aumentar o número de tocadas, assim ganhando mais evidência dentro do cenário musical.

O caso envolve pagamentos de até R$ 200 mil de artistas e empresários para ver suas músicas no topo. Em nota divulgada nesta quinta-feira (14), o Spotify informou que vai penalizar todos os envolvidos na máfia, entre artistas, empresas e gravadoras.

Leia a nota na íntegra:

"Spotify investe fortemente em revisões automatizadas e manuais para prevenir, detectar e mitigar o impacto do streaming artificial na nossa plataforma. 

Quando Spotify identifica a manipulação de streams, tomamos ações que podem incluir a remoção de números de streamings e a retenção de royalties (taxa pelo direito de usar, explorar ou comercializar uma obra). Isso nos permite proteger o pagamento de royalties para artistas honestos e trabalhadores.

Menos de 1% de todos os streams no Spotify foram considerados artificiais. Embora a porcentagem de streams considerada artificial seja extremamente pequena, isso não significa que somos complacentes. 

Como um novo impeditivo, em breve começaremos a cobrar das gravadoras e dos distribuidores quando streaming artificial flagrante for detectado em seu conteúdo. Nós acreditamos que isso irá deter gravadoras e distribuidores de continuarem a distribuir música de maus atores.

Streaming artificial é um desafio de toda a indústria e algo que o Spotify está trabalhando duro para combater. Sempre haverá maus atores tentando manipular o sistema em todas as plataformas de streaming, incluindo Spotify. 

Continuaremos evoluindo nossos processos para combater a manipulação de streams no Spotify e proteger os artistas legítimos em nosso serviço."

Fique por dentro das últimas na coluna Futricando. Compartilhe no WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.