Uma fonte revelou com exclusividade ao Conectado News, que 14 vereadores da base do prefeito Colbert Martins (MDB), estão reunidos na tarde desta quarta (24), para discutir o afastamento da presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB) por improbidade administrativa.
Uma das motivações para ação é o atraso no pagamento dos vencimentos (salário) dos vereadores, que segundo eles, deveriam ter sido pagos até o dia 20. Os vereadores se dizem chateados, porque segundo eles, este atraso aconteceu pela primeira vez na história da Câmara, na gestão de Eremita Mota. A outra motivação é a questão da votação do orçamento 2024, onde a vereadora alega que já foi votado, o que a base governista discorda, alegando que a presidente descumpriu o regimento interno do Legislativo.
Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM de Feira de Santana na manhã desta quarta (24), Eremita disse que a data estipulada para pagamento conforme regimento é até o dia 30, mas, que os pagamentos são antecipados para o dia 20, ocorrendo um atraso neste mês por conta de trâmites do setor financeiro da Câmara. Sobre a alegação de que isso nunca aconteceu antes, Eremita desmente e afirma que já aconteceu em outros momentos.
"Temos uma data de pagamento, por lei até o dia 30 de cada mês, porém, antecipamos aos vereadores para o dia 20 ou 21, a qualquer momento o dinheiro dos vereadores estará na conta. Isso já aconteceu em vários mandatos, algumas vezes recebi no dia dia 27, a depender de ajustes que o financeiro teve que fazer. A Prefeitura repassou o dinheiro no dia 19, mas tivemos esses problemas de ajustes do financeiro da Câmara, a questão é que o vereador tem que ter paciência, será pago ainda esta semana", disse.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas