Segunda, 18 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Vixe!

Feira: Moradores denunciam garis por pedir dinheiro e não fazer serviço; "Pararam de pegar meu lixo"

João Marcelo, da Secretaria de Serviços Públicos, em contato com o Conectado News, disse que não tinha conhecimento destas situações.

13/12/2023 11h07 Atualizada há 2 anos
Por: Futricando
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Moradores de um trecho da rua El Salvador, localizada no bairro 35°BI, estão na bronca com agentes de limpeza que fazem a coleta de lixo da região.

De acordo com denúncia feita por eles à reportagem do Conectado News, virou rotina dos funcionários fazer a coleta na rua, e quando chega em um determinado ponto dela, o lixo acaba ficando para trás, sem ser recolhido.

"Não aguento mais. Todo dia o lixo vai para a porta cedo e eles passam, pega o do posto Shell, das outras casas e deixa o daqui que a vizinha também deixa junto", relata uma moradora.

Revoltado com o caso, outro morador informou que virou rotina dos garis pedirem dinheiro para uma "Caixinha de Natal" e ainda fazer consumo de bebida em horário de expediente. 

"Vem pedir dinheiro. Já vi moradores oferecendo até cerveja e eles voltando para pegar. Essa é a terceira vez em duas semanas [que o lixo deixa de ser coletado]. Quando não é assim, derrama e sai sujando tudo", afirma.

Em um vídeo enviado ao Conectado News, é possível perceber que o local onde o lixo é colocado está bem visível e não tem motivos para não ser coletado.

Enquanto o Conectado News apurava a reclamação, um dos moradores afirmou que o carro da coleta passou novamente pela rua em alta velocidade, passou pelo lixo novamente, avançou um semáforo no sinal vermelho, e mesmo assim não fez a coleta.

"Eles acabaram de voltar e passaram direto, meu marido ainda gritou e ele passou invadindo o sinal. Foi tão rápido que não deu tempo de completar a filmagem", disse.

João Marcelo, da Secretaria de Serviços Públicos, em contato com o Conectado News, disse que não tinha conhecimento destas situações. "Olha, conhecimento nenhum. Isso também não é autorizado por nós aqui da secretaria. E também acredito que não seja autorizado pela empresa Sustentare. Deve ser alguns agentes que estão fazendo sem autorização nenhuma, nem aprovação do nosso Departamento de Limpeza", disse.

"Em primeiro lugar, após essa informação, eu vou ligar aqui para a direção da empresa, vou informar do problema e solicito das pessoas que estão sofrendo esse tipo de assédio que eles nos passem a informação do dia, horário e o local que não foi coletado, que houve esse tipo de ação. O que nós temos é a informação das pessoas que estão fazendo esse tipo de solicitação", completou.

O radialista Luiz Santos questionou qual é o alerta que João dá contra esses pedidos que muitos agentes fazem aos moradores.

"Olha, nós sabemos que nós aqui da Secretaria de Serviço Público não temos o poder de proibir esse tipo de solicitação. Porém, nós também não autorizamos usar o nome nem da Prefeitura nem da empresa que serve a Prefeitura. Então, tenham cuidado. O espírito natalino é quem vai dizer, mas, vou conversar com a empresa para chamar a atenção desse pessoal e dizer que esse tipo de serviço não cabe essa solicitação", afirmou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.