Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Futricando

Bomba: Diretor técnico do Sebrae Bahia é investigado por assédio moral contra funcionários

Uma auditoria feita pela empresa KPMG foi o ponto de início para descoberta do fato. Ainda de acordo com o documento, a maioria dos ouvidos informaram que sentem medo.

17/11/2023 10h15 Atualizada há 2 anos
Por: Futricando
Foto: Divulgação/Sebrae
Foto: Divulgação/Sebrae

O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, está sendo acusado no Ministério Público do Trabalho (MPT) de assédio moral contra funcionários durante a execução de suas atividades. O órgão de defesa ao trabalhador, assim que tomou ciência da situação, iniciou as investigações e já está ouvindo algumas vítimas.

Uma auditoria feita pela empresa KPMG foi o ponto de início para descoberta do fato. De acordo com informações obtidas pelo Conectado News, houve um levantamento interno, revelando um alto índice de insatisfação por parte dos colaboradores. A pesquisa constatou que "foi possível obter uma percepção de clima organizacional e relatos de assédio moral". 

Ainda de acordo com o documento, a maioria dos ouvidos informaram que sentem medo. "Identificamos os seguintes resultados: 28% dos entrevistados afirmaram existir um clima positivo; 72% dos entrevistados relataram um clima negativo de medo", diz o ofício. 

No relatório, é claro que a postura adotada pelo diretor técnico seria um dos maiores pontos negativos dentro da instituição. "Dentre os relatos que sinalizaram a existência de um clima negativo, prevaleceu a menção à conduta do Sr.Franklin Santana Santos (Diretor Técnico), dentre eles: 84% mencionaram potenciais situações de assédio moral protagonizadas por ele; e 61% apontaram que a conduta dele é a principal origem do clima de medo no Sebrae-BA", afirma o documento.

Entre as situações mencionadas pelos funcionários estão: constrangimento público, desqualificação e ofensa à dignidade, autoestima, profissionalismo e imagem, comunicação descortês, adoção de tom de voz elevado, linguajar impróprio e intimidação. 

O Conectado News entrou em contato com a assessoria do Sebrae Bahia, que inicialmente informou que enviaria uma nota, mas até o fechamento desta matéria, não foi enviada.

Fique por dentro das últimas na coluna Futricando. Compartilhe no WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.