No dia 27 de setembro, comemora-se o dia dos santos São Cosme e São Damião, tradição vinda da África e incorporada pela Igreja Católica. Na Bahia, é tradição realizar o caruru para sete crianças, oferecer banquetes e consumir doces.
Em entrevista à jornalista Emanuelle Pilger, do Programa Primeira Página da Rádio Povo FM na manhã desta terça (26) o Arcebispo Dom Marcos Paulo conta sobre a origem da tradição e o preconceito que ainda existe a respeito.
"O caruru de São Cosme e Damião é uma tradição especial que foi trazida para o Brasil pelos afro descendentes, a cultura africana de celebrar as crianças, chamadas de ibêjes ou berês, sempre se ofertando doces e banquete porque criança é sinal de fartura e bençãos. Os afrodescendentes quando foram trazidos ao Brasil, nunca perderam a sua cultura e religiosidade e foi incorporado à nossa cultura".
História de Cosme e Damião
"Eles eram médicos que exerciam a medicina gratuitamente, com a condição de poder falar de Jesus, segundo a lenda, uma família que tinha um ente que estava doente em estado terminal, foram atendidos por Cosme e São Damião, e como a família sabia que eles não gostavam de receber dinheiro por isso ofereceram um almoço para eles, e por isso, essa tradição do caruru", disse.
Discriminação
"Infelizmente, estamos vivendo um tempo de muito fundamentalismo e fanatismo, eu sempre oriento em nossa paróquia, pois São Cosme e São Damião são padroeiros de nossa igreja. Surgem alguns questionamentos, como: O caruru que se põe aos pés do santo, ele come? Eu respondo que come igual Jesus Cristo pega o dinheiro que se põe no templo, os pães e as uvas que são ofertados em algumas celebrações, são formas da pessoas apresentar o cumprimento de uma devoção, muitas vezes por uma ignorância histórica e religiosa que também é associada ao preconceito, as pessoas tendem a usar de violência contra algo que é natural. O primeiro milagre de Jesus Cristo aconteceu em uma festa de casamento, onde ele transformou água em vinho. O que acontece na festa de São Cosme e São Damião? A tradição é fazer um banquete para as crianças e pessoas pobres, precisa-se entender, que nesse banquete do caruru, vatapá, frigideira, ovo cozido, banana frita, farofa, feijão preto, todos os ingredientes, você está agradecendo a Deus e aos bons irmãos de luz, a condição de poder trabalhar e ter uma mesa sempre farta, muitas dessas famílias humildes só tem esse período para ter um banquete, elas não vão receber uma esmola, mas sim um verdadeiro banquete, é uma forma de agradecer a Deus e celebrar as bençãos, graças e livramentos alcançados pela intercessão de São Cosme e São Damião".
Sefundo Dom Marcos, o precon ceito só existe porque se trata de uma prática religiosa do povo negro.
"Temos observado o seguinte: ninguém fala nada sobre o Budismo, porque é composto por pessoas brancas, ou seja, nas religiões de origem europeia, tudo é permitido, mas, quando vem para o negro, tudo é demoníaco, é interessante. O incenso no Budismo é oração, para o negro é macumba, para se ver a discriminação que está enraizada na mente das pessoas, unicamente por ignorância histórica e religiosa. Reitero as pessoas que religião, nunca salvou nem salvará ninguém, o que salva é o amor ao próximo, a Deus e a nosso caráter, estamos vivendo em um mundo, onde podemos dizer claramente que essa maneira de celebrar a fé falhou, porque a humanidade nunca esteve tão endemoniada, como é que somos cristão e estamos a favor do aborto, do feminicídio, homofobia e tudo aquilo que vai contra a vida, que é altamente condenado por Deus, precisamos ter essa consciência, toda a vida precisa ser respeitada. O homem chegou a tamanha ignorância, as pessoas jogam os idosos nos asilos, as crianças na creche e aos domingos vão as praças passear com os cães ou amigos, e mais, a vida humana atualmente não vale nada, que cristianismo é esse, que hipocrisia é essa? Os templos agora viraram mercados, onde se vende Deus? O templo não é para ser tribunal que julga e condena, mas sim um hospital, precisamos tratar as feridas que o tempo e a ignorância estão abrindo no coração e nas almas dos seres humanos, mas esquecemos o que é ser humano. Que pecado tem chupar uma bala? Ah, não como caruru de São Cosme e São Damião porque é oferecido a santo, mas as pessoas estão se oferecendo o ano inteiro via internet e isso não é pecado? O que é pecado? O que realmente é diabólico? Você matar a fome? Dar amor, carinho, abrir as portas da sua casa, ou sair de um carro com quentinhas, para proporcionar uma refeição digna a quem está debaixo de um sol desses, tentando vender um pano de prato, uma fruta e levar o pão no final do dia para casa? Precisamos rever urgentemente os nossos conceitos", concluiu.
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas