Quarta, 20 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Palco Cultural Forró Pé de Serra

Com músicas próprias e releituras de Luiz Gonzaga, o Quarteto de Luiz lança seu mais novo disco, Forró e Poesia

Segunda (15)

15/05/2023 16h36 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

O amor e orgulho pelo Nordeste é um laço que une muita gente, inclusive do músico Tom Carneiro, que durante a graduação em Música pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) decidiu unir o seu amor pela música e pela cultura nordestina e formar o grupo Quarteto de Luiz, com o intuito de disseminar a cultura nordestina do Brasil para o mundo.

Em entrevista ao Conectado News, Tom conta sobre a trajetória, formação, discos e os preparativos para o São João.

"A ideia surgiu quando fiz o vestibular da UEFS, tenho Licenciatura em Música, mas já trabalhava com música antes de passar no vestibular, vim para o universo acadêmico e na universidade percebi que existiam pessoas que gostavam do forró autêntico, daí, tive a ideia de montar um projeto que levasse e desse continuidade ao que acontece dentro da universidade, com essa proposta de apresentar um pouco da sanfona, zabumba, levar um pouco da cultura nordestina, me juntei com alguns amigos e diante da ideia de todos, montamos um projeto de forró. Começamos a tocar por Feira de Santana, dentro da UEFS, a convite da gestão e de lá para cá, tocamos na Cidade da Cultura, Vila Gourmet, entre outros locais onde aconteciam eventos de forró", disse.

CN - Quantos anos de estrada tem o Quarteto de Luiz? 

Tom Carneiro - Ele foi fundado em 2012, com a colaboração de amigos, com o intuito mesmo de levar o forró e até hoje estamos caminhando, são 11 anos de estrada, 2013 gravamos um disco, em 2017 lançamos o segundo disco e este ano lançando o terceiro. 

Formação

"Quando começamos, Pablo do Acordeon montou o projeto junto comigo, nesse momento a formação era, Pablo no Acordeon, meu pai Jonas no triângulo, eu na zabumba e voz e tinha também uma moça que cantava comigo chamava Jaci Marques, depois, ela não pôde continuar no projeto, mas participou da gravação do primeiro disco. No segundo disco, tínhamos uma nova formação que segue até o momento, eu, na zabumba e voz, na sanfona, Luiz Regival, no triângulo meu pai, no baixo Jai Araújo e a cantora Pétala Ribeiro, que também fez parte do disco e da formação".

Novo trabalho, novo disco

O nosso novo trabalho é denominado de Forró e Poesia, são músicas autorais juntamente com parceiros da música que tem essa intenção de levar a cultura nordestina. São três xotes e as outras releituras feitas por mim de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Fausto Nilo naquela música “Pedras que Cantam”, que estão nesse disco. 

Agenda para o São João

"Temos algumas propostas, em Riachão do Jacuípe, está praticamente definido, estamos acertando com o município de Pé de Serra, enfim, as pessoas tem procurado. Quem quiser conhecer um pouco mais do nosso trabalho ou quiser nos contratar, pode fazer através do nosso Instagram @forroquartetodeluiz, ou através do número de telefone e Whatsapp 7599190-2636". 

Reportagem: Hely Beltrão

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Nego do acordeon Há 2 anos São Paulo Meus parabéns meu amigo Tom Carneiro, sei o quanto você é dedicado, conheço sua trajetória e sei que desde de criança, você sempre gostou de um bom forró. Te desejo sucesso na sua vida profissional e pessoal.
JAILTON JORGE DE ARAUJOHá 2 anos Feira de SantanaMe sinto muito feliz em fazer parte desse projeto,Quarteto de Luiz, por estar rodeado de amigos e bons músicos...
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.