Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e atrair mais clientes, a criatividade pode ser um diferencial. Em Feira de Santana, Joseval Santos Machado, mais conhecido como "Dentão", em entrevista ao Conectado News afirmou que seu negócio só deslanchou, após ele trocar o nome para "Dentão Drinks", que hoje é referência no bairro Irmã Dulce em Feira de Santana, funcionando de quarta a domingo das 11 às 21hs. Dentão Drinks, direto da favela, com cerveja gelada no ponto, tira-gosto de qualidade, atendimento de excelência, que não deixa a desejar em nada para os grandes bares na Fraga Maia ou na Rua São Domingos.
"Trabalho no ramo há 23 anos, sou do bairro, nasci aqui, montei um bar pequeno no ano 2000 e fui evoluindo, crescendo aos poucos, através da propaganda boca a boca dos clientes, até chegar ao nível de hoje", disse Joseval.
CN - Conte-nos um pouco sobre você.
Joseval - Trabalhei em Cabuçu, era funcionário de Quiosque no Recreio. Trabalhei em 1995, fiquei 05 anos e em 2000 montei meu próprio negócio. Eu tinha 21 anos de idade quando abri o bar, hoje tenho 45.
CN - De onde veio a ideia de empreender?
Joseval - Resolvi tentar, nasci e cresci aqui, coloquei um bar pequeno, fui crescendo com o tempo, Deus ajudou, os clientes apareceram.
CN - As comidas típicas de boteco, frutos do mar, você já servia desde sempre, ou foi incrementando aos poucos?
Joseval - Sempre servi, mas em menor quantidade, aumentei a oferta conforme crescimento do negócio.
CN - Quantas pessoas trabalham com você?
Joseval - Atualmente emprego 08 pessoas, todas da comunidade.
CN - A que você credita o seu sucesso?
Joseval - Ao cliente, a propaganda boca a boca. Aqui vem pessoas não só de Feira de Santana, mas de cidades vizinhas. Na propaganda boca a boca vamos longe. Quem faz com amor gosta, não cansa. O tempero está no amor, se não tiver, não funciona.
CN - O que você diria sobre o receio das pessoas de virem até o bairro, dada a má fama de anos anteriores?
Joseval - Algumas pessoas dizem que o bairro é perigoso, mas não é, só a fama que ficou, aqui é calmo, antigamente que era perigoso.
Joseval disse ainda que está satisfeito com o local e com a lucratividade, e que apesar do sucesso não pretende expandir. "Para mim está sossegado onde estou, tudo que eu aprendi, foi aqui, daqui sai o meu sustento, o pão de cada dia, jamais sairei daqui, ganho bem, não tenho do que reclamar".
Joseval finalizou deixando uma mensagem de incentivo para as pessoas que querem empreender, mas tem receio, ou medo. "Ter força, coragem e começar aos poucos. Começar pequeno, e aos poucos crescendo".
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado