Políticos e autoridades repercutiram a morte da cantora Gal Costa divulgada pela sua assessoria na manhã desta quarta-feira (09). Se manifestaram o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) e sua esposa Rosangela Souza, o governador eleito da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), a ex-presidente Dilma Roussef (PT), Marina Silva (REDE), entre outros.
Lula (PT), presidente eleito: "Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros."
Ver essa foto no Instagram
Uma das maiores cantoras do Brasil, Gal Costa morreu aos 77 anos. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Rosângela Souza, a Janja (PT), mulher de Lula, presidente eleito: Como assim Gal?? Não pode ser
Dilma Rousseff (PT), ex-presidente da República: "Gal é uma constelação e será sempre lembrada por sua arte sublime, sua voz expressiva e seu olhar de guerreira. Mas ela permanecerá divina e maravilhosa na nossa memória. Para sempre. Viva Gal Costa!"
Marina Silva (Rede), deputada federal eleita: "O que você faz me ajuda a cantar". Gal Costa foi a trilha sonora do meu romance, tem um significado especial pra mim. Com seu talento, colocou sorrisos em muitas caras e seu legado permanecerá fazendo isso. Que Deus console seus familiares e amigos nesse momento tão difícil."
Guilherme Boulos (PSOL-SP), deputado federal eleito: "Vá em paz, Gal! Fica seu grande legado para a cultura brasileira."
Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal: "Triste com a notícia do falecimento de Gal Costa, um dos maiores nomes da música, e da cultura brasileira. O Brasil perde uma das mulheres que revolucionou a cultura brasileira. Um símbolo. Meus sentimentos aos amigos e familiares!"
Marilia Arraes (SD-PE), deputada federal: "Uma das maiores vozes brasileiras hoje nos deixa. Gal Costa, muito obrigada por todo o seu talento e contribuição para o enriquecimento da nossa cultura. Você será eterna!"
Orlando Silva (PCdoB-SP), deputado federal: "Chocado e consternado com a notícia da morte de Gal Costa, uma das maiores vozes de nossa MPB. Intérprete genial, envolvente, sensível. Que tristeza para a música brasileira! Que falta seu talento fará ao país, ainda mais para nós, baianos. Meus sentimentos à família e amigos."
Reginaldo Lopes (PT-MG), deputado federal: "Tristeza a partida de Gal Costa, uma das maiores vozes da nossa música. Uma artista inigualável, que deixa saudade e uma obra fantástica e eterna. Viva Gal!"
Jerônimo Rodrigues (PT-BA) governador eleito: “A cultura, baiana e brasileira, está de luto”, escreveu o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao tomar conhecimento da morte da cantora Gal Costa na manhã desta quarta-feira (9). Por meio das redes sociais, ele manifestou “profunda tristeza” pela perda repentina da artista, afirmou que “Gal Costa é eterna” e a classificou como “uma das maiores artistas de todos os tempos”. Jerônimo também destacou o papel importante de Gal Costa durante a Ditadura Militar. “Dona de uma voz inigualável, Gal nos presenteou com a sua arte e se tornou um dos símbolos de resistência em tempos sombrios da nossa História, no passado e no presente. Suas interpretações farão, para sempre, parte da trilha sonora das nossas vidas”, escreveu o governador eleito, que manifestou “solidariedade aos familiares, amigos, fãs e à cultura nacional”.
Artistas
O cantor Gilberto Gil lamentou a morte da cantora Gal Costa na manhã desta quarta-feira (9). "Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha @GalCosta", disse o cantor.
— Gilberto Gil (@gilbertogil) November 9, 2022
Outra cantora que se manifestou nas redes sociais foi Pitty, que já gravou com a artista.
GAL superlativa, das gigantes que caminharam sobre a terra. te amo pra sempre <3
— âš¡ï¸ÂÂPITTYâš¡ï¸Â (@Pitty) November 9, 2022
referência imortal.
A cantora Maria Bethânia falou no começo da tarde desta quarta-feira (9) sobre a morte de Gal Costa, aos 77 anos. Bethânia lembrou a importância da intérprete para a história da música brasileira.
“Em choque, triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro, chora. Como eu”, afirmou Maria Bethânia.
Maria Bethânia, que mora no Rio de Janeiro, ainda afirmou que, mesmo longe, sempre manteve a admiração por Gal.
Lulu Santos
Ver essa foto no Instagram
Silva, Cantor
Ver essa foto no Instagram
Ana Maria Braga, apresentadora
Ver essa foto no Instagram
Milton Nascimento
Ver essa foto no Instagram
Lázaro Ramos, ator
"Muito obrigado, Gal".
Zeca Pagodinho, cantor
Ver essa foto no Instagram
Iza, cantora
Ver essa foto no Instagram
Toquinho, cantor
Ver essa foto no Instagram
Daniela Mercury, cantora
Ver essa foto no Instagram
Ivete Sangalo, cantora
Ver essa foto no Instagram
Reportagem: G1
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo