Nesta segunda-feira (17), o comércio do município de Feira de Santana está fechado devido as comemorações do Dia do Comerciário, que ocorre sempre na terceira segunda-feira do mês de outubro.
O presidente do SECOFS (Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana) Antônio Cedraz, disse em entrevista ao Conectado News, que tudo ligado ao comércio deverá estar fechado nesta segunda (17) e a fiscalização após ser feita no centro da cidade, seguirá para os bairros.
"Por enquanto estamos no centro da cidade fiscalizando, e verificamos que 99% dos estabelecimentos estão fechados no centro, assim que completarmos a fiscalização no centro, iremos para os bairros, onde as vezes acontecem de um ou outro se arriscar, achando que não terá fiscalização, mas não estamos fazendo escondido porque divulgamos que haveria fiscalização, mas preferem correr esse risco, a multa é pesada, tanto na área de supermercado quanto na área do varejo, eles sabem que quando vai para o sindicato o jurídico não perdoa, não tem acordo, tem que cumprir o estabelecido em Convenção Coletiva".
CN – A empresa pequena, da própria família, pode funcionar?
Antônio Cedraz - Não temos essa separação, porque tudo é empresa, mas acontece de se defenderem provar que no caixa e no balcão estava uma pessoa da família, é meio difícil, terão que se explicar de qualquer maneira, serão chamados para responder, e se conseguirem provar realmente, a justiça é que decide.
CN – O que pode ou não abrir no comércio de Feira no dia do comerciário?
Antônio Cedraz - A praça de alimentação não é área do sindicato dos comerciários e sim o Sindicato de Bares e Restaurantes, depende da direção do shopping, que fechou as lojas e se vai liberar ou não a praça de alimentação. As farmácias estão autorizadas porque se trata de atividade essencial por lei, fora disso todas estão dentro da área do comerciário e terão de obedecer a Convenção Coletiva. Oficinas não tem nada a ver com comércio, é área de metalurgia e não pertence ao comércio, mas as lojas de peças são comércio e devem estar fechadas.
CN – E quanto a programação festiva do dia do comerciário, o clube está funcionando?
Antônio Cedraz - Sim, hoje é o nosso dia, teremos algumas atrações, uma banda de pagode de mesa bastante conhecida, a Zero Setenta e Cinco, que começará a tocar das 11 até às 16 horas. O Clube está bem arrumado e limpo, estamos convidando toda a família comerciária, e quando digo todos me refiro a quem paga a taxa assistencial de R$ 19,00 tem direito de levar a sua família, filhos, esposa, para passar conosco um dia de lazer.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado